Bolsonaro chama repórter da TV Aratu de 'idiota' na Bahia

Bolsonaro chama repórter da TV Aratu de 'idiota' na Bahia

Presidente Bolsonaro chama repórter da TV Aratu de "idiota" durante inauguração de rodovia na Bahia.

Bolsonaro chama repórter da TV Aratu de idiota na Bahia
Presidente Jair Bolsonaro se irrita com pergunta e chama repórter de idiota na Bahia.


O presidente Jair Bolsonaro ofendeu uma repórter nesta segunda-feira (26) durante ato de inauguração da duplicação de trecho da BR-101 na cidade de Conceição do Jacuípe no interior da Bahia.

A repórter Driele Veiga, da TV Aratu, afiliada local do SBT, questionou o presidente sobre as críticas de que foi alvo após ter posado para uma foto em Manaus com o apresentador Sikêra Júnior, da RedeTV!, e uma placa onde estava escrito “CPF cancelado”, que faz referência a pessoas que foram mortas na pandemia.

“Não tem o que perguntar, não? Deixa de ser idiota”, disse o presidente ao responder ao questionamento. A repórter estava ao vivo no programa jornalístico local Que Venha o Povo, da TV Aratu.

Em nota, o Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas da Bahia) repudiou a atitude do presidente ao agredir verbalmente uma profissional “somente por estar exercendo seu ofício que é entrevistar aquele investido em cargo público”.

“A maior autoridade do país não pode incentivar desrespeito aos direitos humanos e nem agir com grosseria com a imprensa, que é os olhos e a forma de comunicação entre os poderes e a sociedade”, afirmou em nota o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

A Associação Baiana de Imprensa também repudiou o episódio, classificando-o como uma “assediosa agressão verbal contra a jornalista”, e se solidarizou com a repórter.

Políticos da Bahia como o governador Rui Costa (PT), o presidente nacional do DEM, ACM Neto, se solidarizaram com a jornalista. Rui em seu perfil do Twitter desprezou atitude do Bolsonaro e citou a jornalista agredida pelo presidente.



A TV Aratu informou que não iria se manifestar sobre o episódio. Em mensagem postada em suas redes sociais, a repórter lamentou a agressão.

"A mim o xingamento não ofendeu. Só mostrou que estava no caminho certo. Sou jornalista e estou aqui para perguntar, por mais que a indagação incomode. Se fosse para agradar o entrevistado eu não seria jornalista e sim publicitária".

A interrupção de entrevistas e ofensas a jornalistas têm sido uma marca de Bolsonaro quando confrontado com temas incômodos, como suspeitas envolvendo seus familiares ou ministros. (veja o vídeo no site da Aratu On)