Dúvida sobre a sanidade mental de Jefferson após levar o PTB para extrema-direita

Dúvida sobre a sanidade mental de Jefferson após levar o PTB para extrema-direita

Após um período depressivo, comportamento de Jefferson radicaliza é visto com desconfiança por Congressistas que veem o PTB se transformar em uma legenda de extrema-direita. 

Dúvida sobre a sanidade mental de Jefferson após levar o PTB para extrema-direita
Ex-deputado e presidente do PTB Roberto Jefferson deixa a postura moderadora e radicalizar ao transformação a legenda de centro para extrema-direita.


Fundado em 1945 por Getúlio Vargas no final do Estado Novo, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi concebido para ser o partido que representaria o trabalhador brasileiro em alternativa ao comunismo do PCB, que tinha grande influência no movimento sindical da época. Com o passar do tempo a sigla foi para nas mãos do ex-deputado Roberto Jefferson, condenado e preso no escândalo de corrupção que ficou conhecido como, o Mensalão do PT.

As últimas aparições de Jefferson nas redes sociais, é apontado por políticos em Brasília, como cenas perturbadoras em diversos sentidos, quando o assunto é o presidente nacional do PTB. De armas em punho, ora estilo cangaceiro nordestino, ora um cowboy apropriado para filmes de comédia. Roberto Jefferson, levou a sigla para a extrema-direita ao mudar radicalmente estatuto da legenda, aprovado em novembro do ano passado, como lema: “Deus, Pátria, Família e Liberdade”, defende o direito ao porte de arma e condena o aborto.

Da mesma forma em que dirige para seu público em sua maioria, hoje, é de bolsonaristas, Jefferson fala de Deus e fala de armas com se essas palavras fossem uma só. Quando o assunto é saúde e educação, o lado humanista em defesa dos desfavorecidos que marcou sua carreira política desaparece, ao propor que a União deve atuar apenas na saúde preventiva dos cidadãos e que o Estado poderá participar do ensino superior, mas terá de ser reembolsado pelos formados. Na prática, Jefferson deseja que o SUS só cuide dos brasileiros na fase inicial da doença, se necessitar de uma intervenção cirúrgica quem tem pagar a conta é o cidadão e não o Estado.

A radicalização de Jefferson afastou grande parte de figuras política da legenda com e sem mandatos. As imagens do presidente do PTB compartilhada por bolsonaristas nas redes sociais punhado uma arma de fogo e atacando membros do judiciário, vêm afastando deputados do partido. Com uma bancada de 10 deputados federais, acredita-se que restará a permanecia de no máximo 3 Parlamentares, enquanto 7 ingressaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido para deixar a legenda antes da janela partidária de março do ano que vem. 

Com a queda brusca de filiados, Jefferson tenta reverte abaixa na legenda promovendo filiação de nomes vinculados a Bolsonaro nos estados e ainda sonha com a entrada do próprio presidente. O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso após ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), foi convidado a entrar na sigla a entrada não chegou a ser formalizada, assim como o ex-ministro Ernesto Araújo e Mayra Pinheiro, secretário de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, conhecida como “Capitã Cloroquina”. Mas, até o momento nenhum dos nomes citados sinalizaram ingressar no PTB.

Jefferson novo garoto propaganda anticorrupção de Bolsonaro
Jefferson novo garoto propaganda anticorrupção de Bolsonaro. (VEJA AQUI)

Vale lembrar que durante a eleição 2018 até meado de 2019, Roberto Jefferson foi um dos alvos dos bolsonaristas nas redes sociais, com acusações ser um dos corruptos do Centrão, com aproximação com o presidente Bolsonaro, convenientemente e tratado como herói.     

Assim como, os comandos de pelo menos 11 diretórios estaduais foram trocados. Mesmo que Bolsonaro decida se filiar a outra legenda, está certo, segundo o seu presidente, que terá o apoio do PTB.

Ex-parlamentares e atuais são unanimes afirmarem não reconhecer o Roberto Jefferson. “Ele transformou o partido numa seita. Acha que vai fazer o maior partido conservador do ocidente, mas vai acabar com o partido”.  Diz uma das figuras de peso que pertencia ao quadro do PTB.

Nos bastidores no Congresso Nacional, o assunto Roberto Jefferson é tratado com zombaria a cada aparição do presidente do PTB, nas redes sociais. Há quem afirma que o ex-deputado pirou ou sutou de vez. Para parlamentar próximo de Jefferson, “Ele esteve doente, ficou muito depressivo. Quando voltou, era outro Roberto”.

Os principais líderes do Centrão, junção de partidos que forma a união partidária, no qual o PTB faz parte, tem evitado reunir com Jefferson, eles afirmam que a radicalização no discurso do ex-deputado não ajuda a manter a união das siglas, já que o ex-deputado só fala em uma cruzada contra um dos poderes da republica, no caso, o judiciário. 

Fantasiado de pistoleiro nas redes, Jefferson foi alvo de uma operação da Policia Federal no ano passado, de busca e apreensão em dois endereços do ex-deputado: um na cidade de Comendador Levy Gasparian e outro em Petrópolis, ambas no Rio de Janeiro.

Roberto Jefferson em ato pela liberação das armas: ele recebeu em média R$ 300 mil por ano para gastos com “serviços técnico-profissionais”.

Alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar possível uso do fundo partidário para produção e disseminação de fake news nas redes sociais, Roberto Jefferson, recebeu repasses do próprio partido no valor de quase R$ 1,3 milhão desde 2017. O político é investigado no âmbito do inquérito das fake news, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que já solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o envio de dados da prestação de contas da legenda dos últimos cinco anos. (fonte O Globo)