Sibele Nery recusa conluio com Hagge e se torna a única voz opositora na Câmara de Itapetinga

Sibele Nery recusa conluio com Hagge e se torna a única voz opositora na Câmara de Itapetinga

Após votar contra a Zona Azul, a petista Sibele Nery consolidou como única vereadora de oposição no Parlamento de Itapetinga. 

Sibele Nery recusa conluio com Hagge e se torna a única voz opositora na Câmara de Itapetinga
Vereadora petista Sibele Nery, mantem compromisso firmado na urnas de parlamentar opositora a gestão Hagge. Foto da edil extraída do Sudoeste em Foco.

A votação do novo tributo que será pago pelos consumidores proprietários de veículos, na chamada "Zona Azul", que privatiza as ruas do centro comercial de Itapetinga, revelou uma Câmara Municipal dominada por Rodrigo Hagge (MDB). Com única voz contra o gestor, a da vereadora petista Sibele Nery, que decidiu honrar as urnas e votar contra o projeto de lei do prefeito que cria o sistema de estacionamento rotativo pago, em meio à crise econômica turbinada com explosões de preços.

Em um Parlamento Municipal de 15 vereadores, a votação do projeto de lei de iniciativa do prefeito Rodrigo Hagge, aprovado na quarta-feira (1), da volta da Zona Azul, expôs uma trágica realidade de uma Câmara de 14 governistas com apenas um vereador de oposição.

Em meio à crise e com voto da oposição, Câmara aprova cobrança da Zona Azul em Itapetinga
Em meio à crise e com voto da oposição, Câmara aprova cobrança da Zona Azul em Itapetinga. (VEJA AQUI).

Na eleição municipal do ano passado [2020], que definiu a nova composição na Câmara de Vereadores de Itapetinga revelou que posição ideológica os vereadores teriam que tomar na Casa Legislativa. As urnas que promoveu o maior “bota-fora” de vereadores de sua história escolheu democraticamente o papel de cada um, e de que lado pertenceria: oposição ou governo.

Como sempre as vozes das urnas não são respeitadas pelos políticos. Os vereadores: Tiquinho (PDT), Valdeir Chagas (PDT), Genison/PSB (Gêge) e Sibele Nery (PT), foram aclamados pelos eleitores como opositores a gestão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB). Na prática, a vontade do eleitor é jogada na latrina da Câmara Municipal, e único desejo é levar um pouco dos benefícios ofertados pelo prefeito de Itapetinga. 

Como uma espécie de Centrão de Itapetinga, o PDT e PSB, dos vereadores Tiquinho Nogueira, Valdeir e Gêge não resistiram os encantos vantajosos ofertados pelo prefeito Hagge e abraçaram o gestor, mesmo que para isso custem seus mandatos futuros. Para o PDT as criticas são circunstanciais, afinal, não é a primeira vez que a legenda troca de casaca. Na gestão petista de José Carlos Moura, o PDT era oposição na eleição e se tornou aliado do ex-prefeito e agora, começa a repetir a dose. Vereador Gêge, esse, já é chamado de traidor por grande parte dos membros do sindicato dos servidores públicos que o ajudou a eleger. Desde começou a legislatura Gêge não resistiu às vantagens oferecidas por Hagge, e se entregou completamente ao governo municipal.

Dos quatro vereadores de oposição na Câmara de Itapetinga chancelados pelos eleitores nas urnas, restou apenas a vereadora petista Sibele Nery, que decidiu manter sua posição ideológica de parlamentar de oposição. Sibele, resistiu aos apelos iniciais de governistas para que acompanhasse os votos dos vereadores do PDT no “projeto Zona Azul”, ela, se negou a participar do concluiu por entender que o momento de crise não era apropriado a votação do projeto de lei que cria mais um tributo a ser pago pela população.

Após desgaste, vereadores tentam poupar Hagge e culpar comerciantes pela Zona Azul
Após desgaste, vereadores tentam poupar Hagge e culpar comerciantes pela Zona Azul. (VEJA AQUI)

A reação contra a volta da "Zona Azul", foram parar nas ruas e nas redes sociais, e os ataques contra os vereadores que votaram a favor do projeto de lei, fora virulentos e contaminou os grupos de WhastApp, com xingamentos exacerbados, o que levou os Parlamentares a por culpa nos comerciantes pelo retorno da "Zona Azul". O único dos vereadores a ser poupado seria a parlamentar Sibele Nery por ter votado contra o projeto.   

Ao ser a única voz opositora e fiscalizadora das ações do governo municipal, a vereadora Sibele Nery, cumpriu seu deve de respeitar a vontade dos eleitores de Itapetinga. Sua recusa em participar de conluios demonstrou uma grandeza de mulher, mãe e agente político, digna de grandes nomes que passaram pela Câmara no passado, que não trocavam de lado por honradez a vontade popular.