Baianos pagam pela gasolina mais cara do Brasil após privatização de refinaria na Bahia

Baianos pagam pela gasolina mais cara do Brasil após privatização de refinaria na Bahia

Petroleiros alertam os brasileiros de que a privatização das refinarias da Petrobrás irá gerar aumento nos preços dos combustíveis. 

Baianos pagam pela gasolina mais cara do Brasil após privatização de refinaria na Bahia
Refinaria Landulpho Alves (Rlam), vendida por US$ 1,65 bilhão: gasolina mais cara do país Petrobras.

O modelo de privatização de parte da Petrobras no governo Jair Bolsonaro dá os primeiro sinais, de que tirar uma empresa estatal petrolífero e vende-la para o setor privado não é um bom negocio para os brasileiros. Há quem diga os baianos, que estão pagando caro pelo preço da gasolina na bomba após a venda da refinaria na Bahia.

Privatizada em dezembro de 2021, a Refinaria de Mataripe, na Bahia antiga (Landulpho Alves), já registra o recorde da gasolina mais cara do Brasil, diz a Federação Nacional dos Petroleiros.

O litro do combustível na unidade, que historicamente custava 2 centavos a menos do que o preço médio cobrado nas outras refinarias da Petrobras, neste ano está sendo vendido, em média, por 14 centavos a mais.

Hoje, segundo os petroleiros, a gasolina mais barata do país é comercializada pela Refinaria Potiguar Clara Camarão, do Rio Grande do Norte, que teve sua venda aprovada na última sexta pelo Conselho de Administração da estatal.

O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais para o Observatório Social da Petrobrás, organização ligada à FNP.

De acordo com o estudo, entre 1º e 31 de janeiro deste ano, a Petrobras comercializou a gasolina tipo A pelo preço médio de 3,18 reais, enquanto a Acelen, empresa gestora da Refinaria de Mataripe, cobrou, em média, 3,32 reais o litro.

O estudo é baseado em dados disponibilizados nos sites da Petrobras e da Acelen sobre “preços de venda da gasolina A sem tributos, à vista, por vigência (R$/m³)”, no período de 1 de agosto de 2019 a 31 de janeiro deste ano.

“A série histórica disponibilizada pela estatal mostra que, entre as refinarias da Petrobras, a gasolina da refinaria de Landulpho Alves  sempre foi mais barata do que a média, cenário que se inverteu após a privatização”, diz Eric Gil Dantas, economista do OSP e do Ibeps.

"O que está acontecendo hoje na Bahia é o que ocorrerá com todas as outras refinarias que porventura sejam privatizadas. A empresa compradora passará a cobrar preços ainda mais elevados do que já pagamos hoje". concluiu Gil Dantas.