Livre da prisão Geddel deve ter volta discreta na política, mas intensa nos bastidores

Livre da prisão Geddel deve ter volta discreta na política, mas intensa nos bastidores

Discreto retorno de Geedel na eleição deste ano deve beneficiar um velho assessor e homem de confiança do ex-ministro, Deputado estadual Pedro Tavares (AB)

Livre da prisão Geddel deve ter volta discreta na política, mas intensa nos bastidores
Na imagem: o Deputado estadual Pedro Tavares (UB), dito como homem de confiança do ex-ministro Geddel Vieira Lima, esse, entra em regime condicional. 

A decisão do ministro do STF Edson Fachin de autorizar o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) a cumprir pena em liberdade condicional no caso das malas com R$ 51 milhões encontradas em um bunker em Salvador, já sinaliza por uma possível volta discreta na política baiana deste ano.

Mal entrou em liberdade condicional com algumas restrições que serão imposta no novo regime, políticos entusiastas do baiano, veem a grande oportunidade de Geddel dá uma mãozinha na campanha eleitoral. Antes de ser preso o ex-ministro deixou um paratormônio gordo na política de apoiadores em todo Estado.

Com a legenda MDB da Bahia no controle do ex-deputado Lucio Vieira Lima, irmão do ex-ministro Geddel, o partido entrou em declínio sem as habilidades da velha cobra política pós-ACM. Agora com Geddel de volta ao comando sem dá às caras para não prejudicar o MDB na eleição, ira manobrar nos bastidores para reativar os interesses de políticos candidatos na legenda baiana.

Com Geddel no controle, muitos políticos remanescentes do MDB que optaram por outros partidos por temor do escândalo das “malas de dinheiro” em um bunker em Salvador deve retomar a legenda de olho em apoios de lideranças políticas do interior baiano articulada pelo ex-ministro.

Entre os políticos entusiastas com a libertação de Geddel da cadeia, está um político conhecido do eleitor de Itapetinga, o Deputado Estadual Pedro Tavares, apoiado pelo prefeito emedebista de Itapetinga Rodrigo Hagge. Pedro Tavares, ex-assessor e homem de confiança de Geddel, chegou assumir a presidência do partido com a prisão do ex-ministro no episódio das malas com R$ 51 milhões. 

Graças ao apoio do ex-ministro, o deputado Tavares conquistou vaga a Assembleia Legislativa do Estado e pretende reeleger com apoio do velho político que passou uma boa temporada na cadeia por corrupção. Com declínio do MDB baiano, Tavares trocou de legenda atualmente está no União Brasil, mas nada impede que ele volte a migrar para o MDB na janela partidária prevista para março.

Em edição publicada no domingo (6), IDenuncias revelou as dificuldade do deputado estadual preferido do prefeito Hagge, em renovar o mandato em outubro. Expôs os desafios e dificuldade de Pedro Tavares conquistar apoio de lideranças políticas no interior do Estado. Mas com retorno de Geddel, os caminhos difíceis de Tavares, tornam-se um pouco menos penoso.  

Eleição deve manter polarização de candidaturas a deputados estaduais em Itapetinga
Eleição deve manter polarização de candidaturas a deputados estaduais em Itapetinga (VEJA AQUI)

Geddel teve a dedução de 681 dias da sua sentença de 13 anos e quatro meses imposta no processo. O baiano cumpre pena desde julho de 2017, quando foi decretada sua prisão provisória. Agora, na liberdade condicional, ele vai poder trabalhar e voltar para casa. Em setembro ele havia recebido autorização para migrar para o semiaberto.