Maioria dos evangélicos de Itapetinga tende a votar em Lula

Maioria dos evangélicos de Itapetinga tende a votar em Lula

Entre fiéis de seguimento evangélico o ex-presidente Lula já é maioria em Itapetinga, mudança motivada pela crise economia e comportamento perturbador de Bolsonaro.

Maioria dos evangélicos de Itapetinga tende a votar em Lula
Manifestação de fiéis evangélicos contra o presidente Jair Bolsonaro (PL)

Quando Jair Bolsonaro (PL) conseguiu chegar à presidência da república, o seguimento de fiéis evangélicos de Itapetinga tinha seu presidente preferencial. Afinal, o mandatário também é evangélico, fato, que levou muitos pastores a apoiar o presidente na eleição 2018, alcançado uma vitória na cidade considerada histórica, em razão, que na Bahia, Bolsonaro venceu em apenas 5 cidades em todo Estado e uma delas é Itapetinga. 

Três anos e um mês se passaram, o Bolsonaro do sonho dos evangélicos não é o mesmo do começo. As ações perturbadoras do presidente no poder chocou parte desses fieis, que já não enxerga no chefão do Palácio do Planalto uma boa opção de renovação de mandato. 

Em Itapetinga, a rejeição de fiéis a Bolsonaro é gritante, nem mesmo os pastores evangélicos conseguem convencer seu rebanho de opção ao presidente, assim como o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) que não esconde sua ideologia bolsonarista. 

Os números das pesquisas de opinião pública sugerem que a religião não empurra tantos eleitores para o córner de Bolsonaro para derrotar Lula num embate direto mesmo que o presidente abuse de um discurso conservador caro a esse eleitorado para se contrapor ao petismo. Itapetinga, não é exceção, o empurrão psicológico dos pastores esbarra em um detalhe crucial, fiéis, em sua maioria são pobres ou renda de classe “C” e enfrenta os mesmos problemas de fiéis de outras religiões, como a crise econômica de preços nas alturas. 

A perda de interesse em Bolsonaro que eleva grau de rejeição no presidente por parte da maioria dos fiéis evangélicos sinaliza que Itapetinga não é mais tão bolsonarista como deixou a entender o prefeito de Itapetinga, na visita do presidente a Salvador. Na oportunidade Hagge classificou Itapetinga como “a cidade mais bolsonarista de todas na Bahia.”

Lulismo em Itapetinga desmonta classificação de 'cidade mais bolsonarista de todas' dita pelo prefeito Hagge
Lulismo em Itapetinga desmonta classificação de 'cidade mais bolsonarista de todas' dita pelo prefeito Hagge (VEJA AQUI)

A retórica bolsonarista não próspera no município como prosperou em 2018. Hoje, a realidade impõe aos seguidores do presidente discreta manifestação em meio ao sofrimento da população que enfrenta uma crise econômica de pouca comida no prato e uma carestia difícil de sobreviver. Com osso na panela e pé de galinha como prato principal a população carente do município já não aguenta mais, é vê no Lula única esperança de dias melhores.