Sem Ciro Gomes (PDT) na disputa presidencial, Lula ganharia no primeiro turno com 57% dos votos válidos.
Parece que o falastrão e pavio curto do presidenciável nordestino Ciro Gomes (PDT), virou o pesadelo do presidente Jair Bolsonaro (PL). A última pesquisa Ipespe mostrou o real peso de Ciro no embate polarizado entre Lula Vs Bolsonaro.
O ex-ministro Ciro Gomes, candidato do PDT à presidência, é o mais bem colocado na lista de “segunda escolha” dos eleitores, segundo a última rodada da pesquisa. Enquanto sem Ciro na disputa presidencial, Lula ganharia no primeiro turno com 57% dos votos válidos, sem Lula, Ciro daria um grande salto.
É que o pedetista lideraria com 27% a lista daqueles que são escolhidos como segunda opção, caso o primeiro candidato do eleitor deixe de estar na corrida para o Palácio do Planalto.
Para se ter uma ideia, depois de Ciro, João Doria é o melhor colocado neste retrato de “segundo escolha” da pesquisa Ipespe. Mas, com 20 pontos a menos, marcando 7%. Em seguida, vem Lula, com 4%, e Bolsonaro com 2%.
Pode não parecer importante, mas esse questionamento aos entrevistados da nova rodada da Ipespe serve para avaliar o potencial de crescimento dos candidatos no primeiro turno. Afirmou o colunista da revista Veja, Matheus Leitão, em entrevista ao cientista político Antônio Lavareda, chefão do Instituto Ipespe.
O Ipespe também apontou que Bolsonaro, está perto, mas, muito perto do seu limite de sua capacidade de conquistar votos. Para o Instituto a capacidade de crescimento do presidente e mais 2 pontos percentuais, ou seja, o presidente só chegaria no máximo a 34% dos atuais 32%. Já Lula alcançaria o máximo de 48% contra os atuais 44%.
Na visão geral, Ciro Gomes é uma espécie de tentáculos de Lula para que o petista chague ao Palácio do Planalto já no 1º turno. Muitos sabem que Ciro é pavio curto, as encrencas com bolsonaristas não deve ajudar Bolsonaro se o pedetista tomar uma tempestiva decisão de desistir da corrida para beneficiar o ex-presidente, já que os voto de Ciro é também voto de Lula.