Vereador Tuca sofre revés na Câmara após Valquirão nomear Peto 2º secretário da Mesa Diretora

Vereador Tuca sofre revés na Câmara após Valquirão nomear Peto 2º secretário da Mesa Diretora

Por decreto, presidente da Câmara isola vereador Tuca na Mesa Diretora ao nomear Peto como novo secretário. Ato que impede retaliação  no fechamento de contratos e assinaturas de cheques.

Vereador Tuca sofre revés na Câmara após Valquirão nomear Peto 2º secretário da Mesa Diretora
Em substituição a vereador licenciado, Presidente da Câmara de Itapetinga Valquirio Lima (PSD), nomeia Vereador Adelino Fonseca/MDB (PETO) como segundo secretário da Mesa Diretora.

Um dos maiores chaga prá-la de um presidente contra um dos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga, foi anunciada esta semana após o vereador Neto Ferraz (PSC), 1º secretário, se licenciar do Legislativo para assumir a coordenadoria de trânsito, por consequência, cederia poderes ao vereador Tuca da Civil (republicano), de boicotar a seu bel-prazer a gestão do presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão em firmar contratos e efetuar pagamentos.

O IDenuncias, alertou na semana passada, as manobras do 2º secretário Antônio Carlos Gomes (Tuca da Civil), que vinha intimidando prestadores de serviços e funcionários do legislativo a não ceder autorização de pagamentos que dependa de sua assinatura nos cheques. Já que na Câmara de Itapetinga, a liberação para quitação de débitos depende da autorização em conjunto de um dos secretários da Mesa Diretora com o presidente do Legislativo.

O revés contra o vereador Tuca da Civil, veio três dias após a publicação do IDenuncias, através de Decretos Legislativos, em duas canetadas o presidente Valquirão designou o então 2º secretário vereador Tuca como substituto do primeiro-secretário, Neto Ferraz, durante o período de licença, nas atribuições da Mesa Diretora. E designou o vereador Adelino Fonseca/MDB (Peto), secretário substituto temporário do segundo-secretário (Tuca) nas atribuições da Segunda Secretaria. 

Retaliação de Tuca deve obrigar Valquirão nomear servidora para assinar cheques da Câmara. Entenda
Retaliação de Tuca deve obrigar Valquirão nomear servidora para assinar cheques da Câmara. Entenda (VEJA AQUI)

Em resumo, Peto será o cara que também assina os cheques de pagamento na Câmara. A medida isola o vereador Tuca da Civil de ser exclusivo na liberação de pagamentos e fechamento de contratos do Legislativo. E o escanteio no vereador Tuca que também é policial civil, veio na terça-feira (26), quando o novo 2º secretário autorizou a compra de um novo veiculo para Câmara no valor R$ 225 mil, uma pick-up cabine dupla. 

A autorização do vereador Peto para compra do veículo não agradou Tuca que falou indiretas contra seu colega de Parlamento nos corredores do legislativo. 

O IDenuncias, havia publicado que o presidente Valquirão estaria no limite com as jogadas do vereador Tuca da Civil em retaliar sua gestão e que tomaria medida de nomear a tesoureira da Casa para função de quitadora de débitos, dando poderes a funcionária em assinar cheques. Mas o chefe do legislativo optou por outro vereador e não por uma servidora de carreira para autorizar pagamentos a prestadores de serviços e funcionalismo. O episódio foi uma verdadeira bordoada no vereador Tuca, que aprendeu uma lição: antes de agir consulte sobre leis para não ‘pagar mico’ legislativo.