Troca-troca de vereadores sinaliza que Hagge é um prefeito varejista e de pouca garantia de votos

Troca-troca de vereadores sinaliza que Hagge é um prefeito varejista e de pouca garantia de votos

Com mudanças na Câmara de Vereadores, Prefeito de Itapetinga opta por apoiar quatro deputados federais ao mesmo tempo nessa eleição.

Troca-troca de vereadores sinaliza que Hagge é um prefeito varejista e de pouca garantia de votos
Troca-troca de vereadores na Câmara de Itapetinga por secretarias municipais sinaliza a politica do prefeito Rodrigo Hagge por apoio a deputados federais. 

No mundo da política legislativa a vaga de deputado estadual e federal o assunto de apoio a uma candidatura é levada a sério, afinal, através daquela garantia de lutar por votos é que vai medir o tamanho do esforço do futuro parlamentar em transferir recursos públicos para aquela localidade. 

Em Itapetinga, esse empenho por emendas futuras de parlamentares está ameaçado se depender dos arranjos de Rodrigo Hagge (MDB), no apoio a quatro candidaturas a deputados federais ao mesmo tempo, em jogo prá-la de esdrúxulo e sem o mínimo de sentido para um prefeito que ainda acredita que detém mais de 70% do eleitorado como na última eleição passada de concorrentes fracos.

Com dois deputados federais remanescentes da última eleição geral Antônio Brito (PSD) e Arthur Maia (União Brasil), deve disputa votos como mais dois candidatos apoiado pelo prefeito Hagge. Os candidatos Felix Mendonça (PDT), que recebeu o apoio do prefeito em troca do controle do PDT no município e Roberta Roman (PL), esposa de ex-ministro e candidato a governador da Bahia, João Roman.  Vale lembrar, que as candidaturas tem prazo até 15 de agosto para mudança e troca de candidaturas.

O Arranjo do prefeito Hagge, que tomou de assalto o PDT do vereador Tiquinho Nogueira (PDT), ao garantir apoio e voto a candidatura do presidente do Diretório estadual do PDT na Bahia, Felix Mendonça em Itapetinga, remanejou o vereador Neto Ferraz (PSC), em troca de alguns ‘guarás’ [se é que me entende] e um cargo de chefia na autarquia de trânsito da cidade, para levar para Câmara o suplente Juscelino Gomes (PSC), que dará apoio a candidatura de Felix com ajuda do incompetente secretário de infraestrutura, o tal de Gustavo David. 

Achando que terá pouco candidato a deputado federal nessa eleição, Hagge fez novo arranjo, ao levar para Câmara de Vereadores o suplente do MDB, Carlão de Palmares, esse terá a duríssima missão de dá uma boa votação a candidata Roberta Roman, em contrapartida jogou o vereador titular Luciano Almeida para os bichos, ele será secretário da morta pasta do meio-ambiente. Almeida que selou compromisso com deputados estadual Paulo Câmara poderá dá um cano no parlamentar, em um apoio garantido como vereador e não como secretário municipal.

Com posse de Juscelino Gomes na Câmara prefeito Hagge concretiza tomada do PDT em Itapetinga
Com posse de Juscelino Gomes na Câmara prefeito Hagge concretiza tomada do PDT em Itapetinga (VEJA AQUI)

Dessa feijoada de deputados que o prefeito coloca na mesma panela, único que pode se manter por cima da carne seca, será o deputado federal Antônio Brito, que não depende do apoio de Rodrigo Hagge, para se garantir no topo da votação na cidade. Brito vem se garantido como o mais votado há duas eleições sem depender de qualquer perfeito de Itapetinga. O parlamentar do PSD tem apoio garantido de vereadores e figuras políticas da cidade, com uso exclusivo da Fundação José Silveira, que por si só turbina a candidatura de Brito. 

As jogadas de Rodrigo Hagge, que abre mão do voto no atacado e parte para o varejo, deve levar as candidaturas Maia, Felix e Roberta Roman a patinarem na eleição, com a certeza de uma baixa votação de um grupo que esta sendo pulverizado pelo próprio gestor para satisfazer uma garantia de apoio do prefeito, sem as garantias de uma boa votação. Depois não reclame que deputados não estão sendo generosos com Itapetinga nos envios de emendas parlamentares.