Ipec: Lula mantem sólida vantagem de mais 6 milhões de votos, notícia ruim para Bolsonaro

Ipec: Lula mantem sólida vantagem de mais 6 milhões de votos, notícia ruim para Bolsonaro

Frente de Lula sob Bolsonaro no 1º turno é mantido, e é ampliado em projeção de segundo turno pela pesquisa Ipec. 

Ipec: Lula mantem sólida vantagem de mais 6 milhões de votos, notícia ruim para Bolsonaro
Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), após resultado confirmando ida do petista para segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

Nova rodada Ipec, divulgada nesta segunda, 10, mostra Lula com 51% e o atual presidente agora com 42% sendo que na primeira semana do segundo turno ele aparecia com 43%.

A oscilação para baixo de Bolsonaro não diz muita coisa, já que o quadro por enquanto é de total estabilidade, o que é bom para candidatura petista. Mas é péssimo para o presidente que busca a reeleição. 

O Ipec mostra que Bolsonaro está com uma desvantagem enorme em relação a Lula ao menos na fotografia atual de segundo turno, quando é mais fácil captar o humor do eleitorado.

Os votos válidos (quando são descontados brancos e nulos), o petista aparece com 55% e o líder da extrema-direita, com 45%. Em uma conta olhando para os votos do primeiro turno, seriam cerca de 12 milhões de eleitores.

Mesmo que os números não se aproximam dessa montanha de votos de frente [12 milhões] em favor do petista, significa que Lula ainda mantem intocável, os mais de 6 milhões de votos válidos frente a Bolsonaro conquistado no 1º turno. 

Reflexo da vantagem de Lula vem da muralha nordestina, intransponível para o mandatário do país, por mais que Bolsonaro insista em dizer que ama o povo do Nordeste. Entre o mais pobre, Lula sobe 1 ponto e Bolsonaro caiu um. No Brasil, o poder do voto está na classe pobre e assalariada do país.  

Vitória de Lula em Itapetinga é recado para prefeito Hagge sobre apoio a Bolsonaro
Vitória de Lula em Itapetinga é recado para prefeito Hagge sobre apoio a Bolsonaro (VEJA AQUI)

Mesmo que o instituto não conseguiu captar os votos a Bolsonaro no 1º turno, por mudança do eleitor anti-petista no dia da eleição que decidiram descolar de Ciro e Tebet e migrar para o presidente. Esse movimento não é esperado no 2º turno, já que na corrida existem apenas dois candidatos no confronto, impossibilitando erro de levantamento como na primeira etapa da eleição.   

A 20 dias da eleição, não há notícias boas para líder direita, mesmo com todo o uso do aparato do governo em seu favor e uma série de benesses criadas às vésperas da eleição, Bolsonaro continua amarga uma avaliação negativa do governo, que aponta ser maior que a positiva.