Prefeito Hagge demite indicados de vereadores, mas poupa parentes dos edis

Prefeito Hagge demite indicados de vereadores, mas poupa parentes dos edis

De olho no julgamento da contas rejeitadas 2019 pelo TCM na Câmara de Itapetinga, Prefeito Hagge veta demissão de parentes de vereadores na Prefeitura. 

Prefeito Hagge demite indicados de vereadores, mas poupa parentes dos edis
Prefeito e vice de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) e Renan Pereira (União Brasil) na pose do suplente de vereador na Câmara Carlão de Palmares (MDB).

Mesmo proibida pela Constituição Federal (CF), por decreto presidencial de Luís Inácio Lula da Silva e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a prática do nepotismo ainda é recorrente em Itapetinga. O ‘nepotismo’ se trata da indicação de parentes para cargos públicos, no nosso caso, a indicação de familiares de vereadores em cargos de confiança e contratado na Prefeitura de Itapetinga.

A demissão de mais de 500 servidores contratados pela atual gestão Rodrigo Hagge (MDB), anunciado um dia após o resultado das eleições de 2º turno, não gerou tanta indignação nos vereadores da base de sustentação do prefeito na Câmara de Itapetinga. Os motivos da aparente calmaria esta ligada a permanência de boa parte dos familiares dos parlamenteares na Prefeitura, que ficaram fora da tesourada do gestor.

E a joga do prefeito Rodrigo Hagge faz todo sentido. Deve entrar em pauta nas próximas sessões do Legislativo Municipal, a famigerada proposta da PL dos Advogados, um projeto de lei que deve obrigar os contribuintes apagar honorários advocatícios aos advogados da Prefeitura, e em caso de derrota na justiça a possibilidade de tomada do patrimônio do devedor se a dívida com os procuradores do município não serem quitadas. Ainda não está claro o interesse do prefeito nesse esdrúxulo Projeto de Lei.

Mas isso não é filé-mignon que o prefeito espera dos vereadores na Câmara. A manutenção dos parentes dos vereadores na Prefeitura tem razões obvia: o perdão das contas rejeitadas 2019 pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) suspeitas de corrupção.

Ambas as proposta requer 2/3 do Legislativo, que em números: 10 votos para aprovação da PL dos Advogados e o mesmo para derrubada das contas rejeitadas para aprovada pelos vereadores em julgamento na Câmara.

O trem da alegria na Prefeitura de Itapetinga, que é sustentado com dinheiro público para agradar vereadores que faça as vontades de Rodrigo Hagge na Câmara, é crime, e deveria no mínimo ser investigado pelo Ministério Público que até o momento tem conhecimento da parentada na Prefeitura, mas prevarica ao deixar o prefeito fazer o que quer com nosso dinheiro público. 

Após eleição, Prefeito Hagge inicia uma limpa na Prefeitura com cortes e demissões
Após eleição, Prefeito Hagge inicia uma limpa na Prefeitura com cortes e demissões (VEJA AQUI)

Em uma semana, colaboradores do IDenuncias conseguiu levantar os parentes dos vereadores na Prefeitura de Itapetinga e notou que tem mulher, cunhada (o), primo (a) de 1º grau, sogra (o), até mãe de parlamentar sem trabalhar, porém recebendo mensalmente. Grande parte dessa parentada recebem salário mínimo.

A equipe do IDenuncias decidiu não levar a público para não prejudicar essas pessoas em meio a crise econômica, e por entender, que essa é uma obrigação do Ministério Público de Itapetinga em investigar. Mas se houver algum vereador disposto a contestar ou desafiar o site, certamente iremos dá destaque com direito a foto do parente com vereador.