Em reunião com Hagge, Vereador Pastor Evandro diz 'não' ao mega-aumento na luz e complica aprovação na Câmara

Em reunião com Hagge, Vereador Pastor Evandro diz 'não' ao mega-aumento na luz e complica aprovação na Câmara

Em sinal de resistência ao projeto de lei do prefeito, o vereador Pastor Evandro alinha a Tarugão, Tuca e Helder e tira maioria na Câmara para aprovação do aumento na iluminação pública.   

Em reunião com Hagge, Vereador Pastor Evandro diz não ao mega-aumento na luz e complica aprovação na Câmara
Com temor de reflexo negativo na eleição de 2024, vereadores se unem contra a proposta  do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), de reajuste na taxa de iluminação pública.

Em uma rara debandada de vereadores na Câmara de Itapetinga sobre a proposta de Rodrigo Hagge (MDB), de aumento recorde nas taxas da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), levou parte da base aliada do prefeito a descolar momentaneamente da administração por temor de desgaste político que venha a comprometer eventual reeleição em 2024.

A convocação de Rodrigo Hagge para uma reunião na Prefeitura para pressionar vereadores a votarem na CIP, após rápida viagem do prefeito a Salvador para tratar de uma ‘gastrite’, não foi nada animador para gestor municipal, que ouviu do vereador Pastor Evandro (PSD) um sono “não” ao mega-aumento na iluminação pública. 

Assalto ao bolso: aumento na iluminação pública do prefeito Hagge terá alíquota de cobrança de até 180%
Assalto ao bolso: aumento na iluminação pública do prefeito Hagge terá alíquota de cobrança de até 180% (VEJA AQUI)

A posição firme do Pastor Evandro de não votar no projeto de lei do Executivo, alinham a mais três vereadores governistas: Eliomar Barreira/MDB, o Tarugão, Tuca da Civil (republicano) e Helder de Bandeira (PSC) que haviam antecipado seus votos contrários à proposta de Hagge de explosão de aumentos na conta de luz por conta da cobrança da taxa de iluminação pública em Itapetinga. 

E o temor dos vereadores no mega-aumento da CIP, faz todo sentido. Os reajustes nas contas de água do SAAE na Câmara Municipal provocaram revolta nos consumidores na época e tiveram reflexo direto na tentativa a reeleição daqueles que votaram a favor dos aumentos no Parlamento. A ampla maioria foi detonada nas urnas, não conseguindo a sonha renovação de mandato. 

Com quatro vereadores governistas contra a cobrança de novas taxações na iluminação pública de Itapetinga, Rodrigo Hagge não tem maioria necessária para aprovação do projeto de lei na Câmara. Tudo agora dependerá de uma desistência dos vereadores contrários à proposta do prefeito, no caso, Pastor Evandro, Tuca da Civil, Helder de Bandeira e Tarugão, se um deles ceder, aprova, se não ceder, a PL da CIP, morre no Parlamento. 

Vereadores do prefeito alinham a oposição contra explosão de aumentos na taxa de iluminação pública
Vereadores do prefeito alinham a oposição contra explosão de aumentos na taxa de iluminação pública (VEJA AQUI)

Até o momento, o prefeito de Itapetinga conta com votos favoráveis ao mega-aumento na iluminação pública dos vereadores: João de Deus (MDB), Manu Brandão (MDB), Adelino Fonseca/MDB, o Peto, Carlão de Palmares (MDB), Juscelino Gomes (PSC), Anderson da Nova (União Brasil) e Gêge do Sindicato. Para aprovar o projeto de lei da CIP na Câmara é necessário maioria de 8 votos, o prefeito só tem sete vereadores.