PT precisa entender que Itapetinga elege prefeito pelo nome de peso e não por escolha partidária

PT precisa entender que Itapetinga elege prefeito pelo nome de peso e não por escolha partidária

Parte do PT de Itapetinga vem ignorando ascensão de Cida Moura para aposta em indicação partidária com ajuda do deputado Rosemberg Pinto. 

PT precisa entender que Itapetinga elege prefeito pelo nome de peso e não por escolha partidária
Ala do PT de Itapetinga ignorara força política da ex-primeira-dama para aposta em nomes batidos pela urnas da cidade.

Uma ala petista de Itapetinga apodrecida pelo passado de conveniência política continua a apostar numa tal força do Partido dos Trabalhadores (PT), que nunca existiu na cidade. Para chegar a Prefeitura em 2009, investiu em um nome de peso na época, o fazendeiro José Carlos Moura, que havia sido eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo médico José Otavio Curvelo e posterior candidato a prefeito a sucessão do médico. O então vice foi derrotado nas urnas por Michel Hagge (MDB), mas deixou um legado de força opositora.

Quatro anos depois da derrota, o PT que comandava o Brasil e a Bahia, filiou o ex-carlista de outrora a legenda vermelha, José Carlos Moura era nome forte para eleição 2008, uma força que impôs uma derrota acachapante no velho gabiraba. Moura ainda governou Itapetinga por mais quatro anos ao conquistar nas urnas sua reeleição a prefeito. 

Após a saída de José Carlos Moura do poder municipal, o PT definhou em uma desidratação política voraz, não conseguindo na eleição de 2016, eleger um único vereador para Câmara de Itapetinga. 

Na eleição de 2020, o PT tentou ressuscitar com nome conhecido escolhido pelo partido, porém, sem peso político. O resultado foi um vexame nas urnas, de um erro colossal que serve de lição para os próximos postulantes a prefeito de Itapetinga. Nunca use candidatos testados e rejeitados com força nas urnas, muito menos, vereadores e ex.

Vitória Lula/Jerônimo faz de Cida Moura uma potencial candidata a prefeita de Itapetinga
Vitória Lula/Jerônimo faz de Cida Moura uma potencial candidata a prefeita de Itapetinga (VEJA AQUI)

Com o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), fazendo uma segunda gestão administrativa medíocre, o PT de Itapetinga derrapa na oposição sem um nome que possa liderar a legenda para um eventual retorno em 2024. Mesmo assim, o partido aclama por união opositora, sem apresentar um nome forte para a próxima eleição.   

Diante das dificuldades, a menos de 2 anos para eleição municipal uma oportunidade de ouro surge para os petistas emplacarem outro nome de peso para voltar a Prefeitura. A ex-primeira-dama Cida Moura, mulher do ex-prefeito José Carlos Moura, foi às ruas nessa eleição, testar sua popularidade e carisma no cara-a-cara com eleitores do município, ele foi retribuída na troca de gentileza por onde passou. 

O nome de Cida Moura agrada hoje uma boa parcela considerada de eleitores de Itapetinga de vários partidos e sem legendas, que estão na expectativa de ter pela primeira vez na história uma mulher sentada na cadeira de prefeito. O fato agrada muitos, mas não a todos os petistas que querem que o partido volte a indicar um nome a candidato a prefeito com ajuda do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), com foi feito na eleição de 2020. 

Por anos, Itapetinga demonstrou por diversas eleições que não gosta do PT, mas votam em um nome que os representam, mesmo que esse nome seja da legenda vermelha. 

Uma lição que os sonhadores petistas ainda não aprenderam. Quem venceu em Itapetinga não foi o PT, foi o Lula! O deputado estadual Rosemberg Pinto nunca saiu do segundo lugar em votações no municipal! O PT não conseguiu emplacar nenhum candidato petista nas urnas da cidade nessa eleição. Até o Jerônimo Rodrigues que venceu a eleição a governador da Bahia não conseguiu retirar a má-impressão da legenda no município, ele foi derrotado em uma expressiva votação de ACM Neto em Itapetinga.

Na história de 70 anos de emancipação política de Itapetinga, só 14 perfeitos chefiaram a Prefeitura, todos eles, de nome e sobrenome de peso na política local. Até um prefeito que não era político, comandou o município em uma gestão de 2 anos nos em 1971/73.  Altamirando Ribeiro dos Santos, não tinha peso político, mas sua titularidade de “Padre” influenciou nos votos dos itapetinguenses. 

Eleição do próximo domingo estará em jogo o futuro político de Renan Pereira e Cida Moura
Eleição do próximo domingo estará em jogo o futuro político de Renan Pereira e Cida Moura (VEJA AQUI)

Agora, o PT quer voltar a Prefeitura, com sua insignificância partidária de ignorar um nome de peso para abraçar uma indicação política sem antes combinar com eleitores de Itapetinga. Assim, o vice-prefeito Renan Pereira agradecerá por tê-lo reconduzido ao jogo.