Especulação sobre venda do SAAE gera desconforto para base aliada do prefeito Rodrigo Hagge na Câmara, onde vereadores afirmam se tratar de fake news.
Suposta venda do Serviço Autônomo de Água de Itapetinga não é confirmado pela administração Rodrigo Hagge (MDB). |
Quando tudo vai de mal a pior em uma gestão pública qualquer desgraça cola na administração. É o que acontece com prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) há três anos pendurado em uma agenda negativa ao ponto de surgir na Câmara de Vereadores e nas redes sociais falsa notícia de venda da autarquia municipal de fornecimento de água sem que haja qualquer intenção da atual gestão de privatizar a companhia pública.
A fake News da venda do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto não só vem tirando o sono da administração Hagge, como, também, da base aliada do prefeito na Câmara de Itapetinga. Vereadores estão com dificuldade de convencer seu eleitorado que venda da autarquia se trata de uma mentira e o prefeito não tem a intenção de vendê-la.
Até o momento, administração Rodrigo Hagge não se mostrou disposta a investir na ideia de venda do SAAE de Itapetinga. Se houvesse, haveria a contratação de uma empresa avaliadora, assim, como, projeto de investimento futuros com a privatização, que só seria possível com aprovação de projeto de lei na Câmara de Vereadores.
Um possível plano de venda do SAAE na Câmara de Itapetinga não seria tarefa fácil para Rodrigo Hagge, mesmo tendo votos de sobra para aprovação da privatização. Vereadores da base são resistentes à ideia da venda da autarquia com base em informações de outras privatizações em cidades baiana para Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento, onde o custo de fornecimento da água e três vezes mais cara que companhia publica itapetinguense.
Vale lembrar, que um simples reajuste inflacionário de 5,7% na conta de água aprovada na Câmara de Itapetinga em 2011, foi responsável pela derrota de nove vereadores na eleição 2012. Uma reação popular que levou esses mesmos vereadores a impor derrota no mega-aumento da iluminação pública na conta de luz que faria Itapetinga ter a taxa mais cara da Bahia, proposto pelo prefeito Rodrigo Hagge.
Vereador Tuca deixa gestão Hagge de joelhos ao enterrar mega-aumento na iluminação pública (VEJA AQUI) |
Vereadores sabem do efeito devastador nas suas carreiras políticas, como também, imprevisível reação da população em caso de venda do SAAE. Com grande parte dos moradores da cidade informados que privatização quem pagar a conta cara é o consumidor, a ideia de venda é um risco até para imagem desgastada do atual prefeito de Itapetinga.