Temor de abuso em pré-campanha obriga possíveis candidatos de Itapetinga a pisar no freio

Temor de abuso em pré-campanha obriga possíveis candidatos de Itapetinga a pisar no freio

Cautela na pré-campanha eleitoral de candidatos a vereadores e prefeito de Itapetinga é por temor de multas e cassação de mandato.

Alerta do Ministério Público de Itapetinga sobre crime eleitoral foram encaminhados aos órgãos públicos e partidos.

Passada a euforia da troca-troca de partidos na janela partidária encerrado em 5 de abril, o clima de pré-campanha eleitoral em Itapetinga é de velório e muita cautela para não cometer garfes neste período sensível onde o candidato pode conquistar uma cadeira na Câmara e Prefeitura Municipal na eleição e não levar por ter cometido crime de abuso de poder.

Enquanto partidos políticos enfrentam incertezas entre seus filiados sobre quem irá encabeçar as chapas nas eleições deste ano, promotores de Justiça da Bahia já estão em alerta sobre as condutas que podem ser enquadradas como abuso de poder político e econômico e uso indevido de meios de comunicação. A quatro meses do início da campanha eleitoral em Itapetinga, as movimentações realizadas agora por apoiadores e lideranças políticas podem se voltar contra prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no pleito de outubro deste ano.

As práticas de abuso de poder político, econômico e de meios de comunicação integram a lista dos chamados ilícitos eleitorais, que podem levar até à cassação de um candidato futuramente eleito. Tais práticas ilegais também geram multas e inelegibilidade dos políticos.

Por aqui, em Itapetinga depois da janela partidária, o ritmo de pré-campanha entrou no rit Jorge & Mateus “Eu sosseguei”. A pisa no freio faz todo sentido quando avalia que o período pré-eleitoral é de maior incidência na punição.

Exposição na mídia local dos principais pré-candidatos a prefeito segue padrão de cautela, também, seguido por pré-candidatos a varadores nesse período de certeza de multas se passar do ponto.

No município, não a registro que 13 partidos políticos que deverão brigar por vagas na Câmara de Itapetinga, estão a orientar os pré-candidatos das suas legendas sobre possíveis crimes eleitorais na pré-campanha. Itapetinga deve apresentar nas convenções partidárias em julho, próximo de 200 candidatos a vereadores que devem fretar nas campanhas majoritárias a prefeito de possível polarização entre PSD e MDB.

O grade desafio do Ministério Público Eleitoral será fiscalizar crimes eleitorais nos aplicativos de redes sociais como nos grupos de WhatsApp. Na plataforma os abusos praticados com pedido antecipado de votos, com direito compartilhamento de santinhos improvisados de candidatos sem antes ser confirmando nas convenções partidárias é a nova farra no abuso de poder nas eleições.