Site gospel burla legislação eleitoral para realizar enquetes a prefeito de Itapetinga

Site gospel burla legislação eleitoral para realizar enquetes a prefeito de Itapetinga

Com canal no WhatsApp, site gospel viola regras eleitorais para promover enquetes a prefeito de Itapetinga.

Site gospel burla legislação eleitoral para realizar enquetes a prefeito de Itapetinga
Canal gospel investe em esquentes ilegais para promover site em ano eleitoral.

Nos grupos de WhatsApp dos principais candidatos a prefeito de Itapetinga, tem rolado de tudo: de pesquisa falsa a baixarias envolvendo vidas alheias. Agora, para locupletar submundo da eleição local uma enquete ilegal de levantamento a prefeito de Itapetinga.

O responsável pelo crime eleitoral. Um site gospel chamado tvitapetinga.com.br, através do canal de WhatsApp que sem qualquer preocupação de punição da justiça eleitoral anda realizando enquetes a prefeito, proibido desde 15 de agosto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O site TV Itapetinga está no ar há 5 anos, e afirma ter como objetivo a evangelização Sem Fronteiras, através de TV e rádio, com o intuito de testemunhar e propagar o Reino de Deus. Mas parece que o site gospel está indo longe demais ao burlar a legislação eleitoral para promover uma enquete a prefeito de Itapetinga no seu canal no WhastApp.

A realização de enquetes eleitorais recebe especial atenção da justiça eleitoral no período próximo da realização das eleições. Para o TSE, a vedação a realização de enquetes é evitar que levantando sem qualquer compromisso técnico com a predição de cenários eleitorais reais venha influenciar o voto dos eleitores.

“Tal proibição se inicia em 15 de agosto do ano eleitoral, ocasião em que se inicia o período de propaganda eleitoral (art. 36 da Lei 9.504/97), e as sanções previstas perpassam a possibilidade do resultado da enquete ser apresentado como se fosse fruto de uma pesquisa eleitoral, situação em que se equipara ao ilícito de divulgação de pesquisa sem registro, este sim passível de multa.”, Afirma TSE.

E a multa pela realização de enquete não é nada leve. Segundo consulta as punições dos Tribunais Regionais Eleitores (TREs) nos estados, o site gospel pode amarga uma multa de R$ 15 mil reais pela violação eleitoral.

Candidatos dos Hagge continuam a desafiar MP Eleitoral com distribuição de camisas a eleitores
Candidatos dos Hagge continuam a desafiar MP Eleitoral com distribuição de camisas a eleitores (VEJA AQUI)

Durante o período de eleição em Itapetinga as promessas da Promotora de Justiça Eleitoral Solange Anatólio Espírito Santos de fiscalização implacável nesse pleito ficaram a desejar. É visto de tudo nessa eleição: Distribuições de camisas a eleitores numeradas dos candidatos, enquetes, pesquisas falsas, uso de carros de sons disfarçados de paredões, distribuição de cestas básicas, e, o principal, inicio de coletas de nome para compra de votos no chamado “boca de urnas”.