Disputa entre Valquirão e Luciano Almeida a presidente da Câmara de Itapetinga gera temor de racha

Disputa entre Valquirão e Luciano Almeida a presidente da Câmara de Itapetinga gera temor de racha

Intervenção dos Hagge na disputa pela presidência da Câmara de Itapetinga pode colapsar futura base aliada de Eduardo Hagge.  

Chances de Valquirão e Luciano Almeida a presidente da Câmara de Itapetinga gera temor de racha
Vereadores do MDB disputam a presidência da Câmara Municipal de Itapetinga.

Os vereadores emedebistas Valquírio Lima e Luciano Almeida, ambos de mesmo partido estão dominando os bastidores da eleição a novo presidente da Câmara de Itapetinga para um mandato de dois anos 2025/2026. Uma disputa que têm tudo para causar traumas irreversíveis na delicada base aliada do futuro governo municipal Eduardo Hagge (MDB).

A eleição municipal de Itapetinga deixou um saldo nas urnas de 9 vereadores governistas e seis opositores. Um cálculo que reduz quando um governista é eleito presidente do legislativo. Por lei, presidente só vota em caso de empate. A insatisfação de apenas um vereador aliado do futuro prefeito poderá comprometer a governabilidade da gestão gabiraba 3.

Mesmo diante de nove vereadores governistas, toda cautela é pouca para uma base aliada que requer união. Os Hagge [Rodrigo e Eduardo] sabem que se resolverem meterem a colher na disputa caseira pela presidência da Câmara pode entornar o caldo e virar minoria no plenário do Legislativo Municipal.

Colegas de mesma legenda Valquirio Lima, o Valquirão (MDB) e Luciano Almeida (MDB), entraram em uma disputa pela cadeira de presidente do legislativo municipal. O embate de bastidores entre governistas aliados até aqui, reflete em uma campanha limpa e sem jogo sujo de bastidores. É unânime afirmar que essa tranquilidade só reina por não haver intervenção do atual e futuro chefe da Prefeitura de Itapetinga na corrida legislativa.

Valquirão toma dianteira ao conquistar a maioria dos votos da oposição que somam com apoio de vereadores governistas de outras legendas que o torna franco favorito a presidente da Câmara pela segunda vez. De acordo com Fontes de bastidores, Valquirio Lima já detém votos o suficientes para sentar novamente na cadeira de presidente.

Do outro lado, Luciano Almeida até o momento está em visível desvantagem tanto numericamente como de apoio interno vindo do seu próprio partido. Sua legenda está rachada pela candidatura de Valquirão que arrasta mais um voto do MDB, deixando Almeida com três vereadores emedebistas, onde, esses, estão à espera da sinalização dos Hagge para decidir voto entre os presidenciáveis emedebistas.

Sem contar com votos de vereadores de legendas aliadas, Almeida tenta extrair voto da oposição onde maioria sinaliza estar com Valquirão. Para alguns vereadores governistas único caminho para Luciano é uma intervenção dos Hagges para tentar fazê-lo presidente.

Mas o temor de ruptura assombra os Hagge, especial, o atual prefeito Rodrigo Hagge que quer voos mais alto na eleição 2026 com candidatura a deputado estadual. Para isso, vai precisa de todos os vereadores aliados. Então para quer meter a colher na briga caseira dos outros?

Interlocutores próximo ao atual prefeito afirmam que Rodrigo só inverterá se houver conflitos entre aliados para assegurar a governabilidade do Tio Eduardo Hagge frente a Prefeitura de Itapetinga.

Rejeição a Tarugão leva Valquirão a ser franco favorito a presidente da Câmara de Itapetinga
Rejeição a Tarugão leva Valquirão a ser franco favorito a presidente da Câmara de Itapetinga (VEJA AQUI)

Outro vereador emedebista que quer entrar na corrida como azarão, e o vereador Tarugão que incrivelmente quer lançar sua candidatura a presidente da Câmara com garantia de ter um voto, o dele mesmo. O vereador mais sem noção do Parlamento é derretido pela sua própria rejeição, e sonha com a bênção do eleito prefeito Eduardo Hagge para voltar a presidência, algo nos bastidores que é considerado improvável.

É eleição legislativa, é vida que segue ......