'Eduardo Hagge não sabia’, dizem aliados do prefeito sobre fake news das contas de Rodrigo Hagge

Grupo de Eduardo Hagge tenta convencer aliados de Rodrigo Hagge que o prefeito não sabia da ofensiva contra o sobrinho após publicações falsas.

'Eduardo Hagge não sabia’, dizem aliados do prefeito sobre fake news das contas de Rodrigo Hagge
Na imagem: Ex-prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (sem partido) e o atual prefeito Eduardo Hagge (MDB).

O clima político entre o prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), e seu sobrinho, o ex-prefeito Rodrigo Hagge (sem partido), sofreu um novo desgaste nesta semana. O estopim foi a veiculação de fake news em blogs afirmando que as contas de Rodrigo, referentes aos anos de 2018 e 2019 e rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), iriam a julgamento no plenário da Câmara de Vereadores, o que poderia torná-lo inelegível pela Lei da Ficha Suja.

Diferente do que foi publicado, as contas mencionadas já foram apreciadas e aprovadas pela Câmara Municipal na legislatura anterior. Na ocasião, os vereadores derrubaram os pareceres técnicos do TCM, o que garante a Rodrigo Hagge o pleno gozo de seus direitos políticos. Atualmente, o ex-prefeito não possui pendências que o impeçam de disputar cargos eletivos, como a pretendida vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Para minar Rodrigo Hagge, Prefeito Tiozão manda criar ‘fake’ sobre contas rejeitadas do sobrinho 

Pessoas próximas a Rodrigo Hagge afirmam que o ex-gestor classificou as publicações como "jogo sujo" e atribuiu a autoria da ofensiva ao setor de comunicação da atual prefeitura. Segundo aliados de Rodrigo, recursos públicos teriam sido utilizados para disseminar informações falsas e fora de contexto com o objetivo de desgastar sua imagem pública.

Em resposta à reação de Rodrigo, o grupo político do prefeito Eduardo Hagge agiu nos bastidores para tentar conter a crise. Aliados do prefeito afirmam que ele não tinha conhecimento das publicações e que teria sido pego de surpresa pelo conteúdo divulgado. O argumento, no entanto, não convenceu o ex-prefeito que o atual gestor e tio não sabia das publicações ‘falsas’. 

A tensão familiar e política ocorre em um momento estratégico. Rumores apontam para uma possível aliança entre Rodrigo Hagge e a líder da oposição, Cida Moura (PSD), que deve ser anunciada após o Carnaval. A nova aliança política tem potencial de enfraquecer o prefeito, assim como, mudar os planos de Eduardo para 2028, já que o acordo Moura/Hagge: é Cida apoiar Rodrigo a deputado e retribuir a prefeita no próximo pleito municipal. 

Prefeito Eduardo tenta atrair os raiz, mesmo após dar um pé na bunda nos Gabirabas

Além disso, o cenário administrativo também influencia a disputa interna. O decreto municipal do dia 20 de dezembro, que resultou em demissões em massa do grupo político de seguidores do clã Hagge, os chamados ‘gabirabas’ no governo de Eduardo Hagge, gerou insatisfação em grande parte da base de apoio, o que, na prática, tem aproximado lideranças políticas do grupo de seu sobrinho.