Vice candidatura de Juraci Nunes a prefeito pode rachar a oposição em Itapetinga

Vice candidatura de Juraci Nunes a prefeito pode rachar a oposição em Itapetinga

Membros da oposição de Itapetinga desconfiam da candidatura do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga Juraci Nunes

Vice candidatura de Juraci Nunes a prefeito pode rachar a oposição em Itapetinga
Na imagem delegado de Itapetinga e eventual candidato opositor Roberto Júnior, [meio] ex-vereador Juraci Nunes e a primeira dama Cida Moura. Em foto montagem pelo IDenuncias.

Ao público é candidato a prefeito! Já nos bastidores, o real é a vice candidatura. Essa é motivação do ex-vereador, radialista e advogado Juraci Nunes, que tenta retornar o mundo politico após décadas como membro poder legislativo municipal.

Fora da Câmara de Vereadores há quase quatro eleições, ou seja, 15 anos, Juraci Nunes, quer voltar a politica aparentemente em grande estilo, sendo vice na chapa oposicionista em Itapetinga. Mas, no meio do caminho, uma pedra enorme a pretensão do ex-vereador com cinco mandatos. O Partido dos Trabalhadores (PT).

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, Juraci Nunes denunciando o atual prefeito Rodrigo Hagge, por falta injustificáveis na Câmara de Itapetinga.
O PT sonha em compor a chapa oposicionista em cabeçada virtualmente pelo Delegado Regional da Policia Civil, Roberto Júnior [aqui citado], que seria a ex-primeira-dama de Itapetinga, Cida Moura, esposa do ex-prefeito por duas gestões, José Carlos Moura. 

Segundo relatos vindos do ninho petista em Itapetinga, os membros não estão dispostos abrirem mão da vice-candidatura de Cida Moura em benefício de outro partido, já que a chapa teria o apoio oficial do governador da Bahia Rui Costa, além de políticos da base do governista estadual. 

O sinal que nem tudo é ‘paz e amor’ na oposição, como aparentou ser em último “encontro das oposições” em Itapetinga. Lá [encontros das oposições] viveu uma noite de abraços fraternos, promessas e muitos sorrisos.  Só que a realidade é outra, quando membros petistas expõem em grupos de WhatsApp, a insatisfações contrárias ao nome do experiente politico Juraci Nunes, em lançar candidatura sem prévia consulta dos partidos de oposição a gestão do atual prefeito Rodrigo Hagge (MDB), e eventual candidato a reeleição.

Em grupo de mídia social, os petista só abririam mão da vice candidatura a prefeito, em caso, Delegado Roberto Júnior, seja o candidato oficial do PT. Exigência descartada por maioria dos opositores, que vê risco do delegado regional no partido, sofrer desgastes assim como PT nacional, principalmente em uma cidade anti-petista. Na última eleição na Bahia, Itapetinga foi uma das quatro cidades do interior a derrotar o  atual governador do PT.

Fontes opositoras que preferem o anonimato, afirmam que o nome do ex-prefeito José Otávio (DEM) não está descartado, mais para isso, teria que romper com atual governo municipal. “Se ele [José Otávio] não seguir em frente com candidatura própria, nós seguiremos com plano original, que é o Delegado Roberto Júnior”. Afirmou opositores.

Em publicação do IDenuncias, apontamos liderança nas pesquisas internas do ex-prefeito José Otávio na corrida eleitoral 2020. Segundo as internas, há simulações em que o líder dos democratas superar em porcentagem todos os candidatos juntos nas pesquisas, incluídos o atual prefeito Rodrigo Hagge (MDB) e o eventual opositor Roberto Junior.

O fato é que a jornada opositora só está começando, mas no meio de tantas incertezas só a uma coisa certa, é que todos concordam em manchar juntos com uma única candidatura. Caso contrário, irão experimentar o doce amargo da derrota sofrida por opositores na eleição 2012. Quando o petista José Carlos venceu a eleição para prefeito com menos voto que os dois concorrente juntos. O saudoso Dr. Arnaldo Teixeira e a ex-gabiraba Katia Espinheira, que obtiveram 57% dos votos validos.