Naara paga o preço de ser presidente da Câmara de Itapetinga

Naara paga o preço de ser presidente da Câmara de Itapetinga

Mergulhada em escândalos, de assessoria laranja a contratos duvidosos, Naara paga o preço por cobiçar a cadeira da presidência da Câmara.

Naara paga o preço de ser presidente da Câmara de Itapetinga
Presidente da Cãmara Municipal de Itapetinga, Naara Duarte

Se perguntar para um político em atividade. Vale apena chegar o topo do poder? Certamente a resposta desse político era sim! Afinal é o sonho de todos os políticos. Mas para atual presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Naara Duarte (DEM) a resposta, hoje, seria não, por mais que ela não admita em publico.

Alvos de série de denuncias desde que chegou a presidência da Câmara de Itapetinga em janeiro/2018, após uma singela rasteira no seu colega de partido, o vereador Fabiano Bahia (DEM), na época, favorito na indicação da legenda para presidir a Casa Legislativa. Naara usou todos os recursos ardilosos disponíveis para senta na cadeira da presidência.

Por meios de negociação nada convencional, Naara conseguiu aplicar um verdadeiro golpe no vereador Bahia, quando articulou para si a base para escolha dos membros da Mesa Diretora sobre a sua presidência. Na articulação, ofertou de contrapartida os cargos a disposição da Mesa da Casa.

Mas para que o plano desse certo, precisaria atrair a peça principal no jogo do poder, outro vereador de seu partido, Anderson da Nova (DEM), com a vinda do parlamentar mais votado na última eleição, desarticularia Fabiano Bahia, deixando-o de fora, sem chance de alcançar a presidência.

Porém o comando da Casa não ficou barato, Naara teve que dividir os cargos à disposição com os membros que compõem atual Mesa Diretora. Na barganha, o cargo mais importante virou moeda de troca, o Chefe de Gabinete, segundo relatos anônimos, era de autonomia indicativa do vereador Anderson da Nova (DEM), que mais tarde virou escândalo, quando IDenuncia revelou que por trás das figuras que ocupavam a vaga eram laranjas, para suposta prática da ‘rachadinha’, que consiste em rateio de salários de assessor com parlamentar.

Na Imagem, os membros da Mesa Diretora da câmara, frente presidente Naara Duarte, da esquerda para direita 2º secretário Anderson da Nova, Vice-presidente Sargento Alberto, 1º Nailson Negreiro e 3º secretário João de Deus 

O esquema de assessoria laranja e fantasma na Câmara de Vereadores de Itapetinga veio a tona, através do IDenuncias, que revelou com detalhes como funcionava e ainda funciona no Parlamento Municipal.  Os envolvidos mais de 2/3 [dois terço] dos vereadores. Laranjal esse que atormentou a presidente da Câmara e membros com assento na Casa, por meses, levando Naara e a Casa Legislativa ao mais profundo desgaste politico da história.

O caminho tortuoso para Naara só estava começando, quando o IDenuncias, apontou os contratos suspeitos da Câmara com familiares da presidente, todos sem licitações. Resultado, o Ministério Público de Itapetinga, recomendou o cancelamento dos contratos, e alertou Naara para as consequências, se caso, voltasse a contratar empresas de parentes.

Saindo do foco da Câmara de Itapetinga e indo para Prefeitura, mais suspeita de irregularidade, envolvendo Naara Duarte. Na denuncia, a mesma prática em beneficio a empresas de parentes, que levou vereadores de oposição a produzirem dossiê e encaminharem ao Ministério Público Federal contra a presidente Câmara por suposta vantagem a familiares nos processos licitatórios do Poder Executivo.

Segundo, Bahia Popular, a presidente da Câmara, Naara, através da empresa de sua propriedade ‘Assistência Médica e Especializada Itapetinga Ltda, teria emitido dois Atestados de Capacidade Técnica, uma espécie de ‘carta referência’, para comprovar se empresa de sua cunhada está capacidade para fornecimento do produto, no caso, o pão, conforme exigido no edital de licitação da Secretária de Educação.

A reportagem do Bahia Popular apontou irregularidade na emissão dos atestados assinados por Naara, com objetivo de apenas beneficiar a empresa de sua cunhada, IONA CERQUEIRA RODRIGUES ME, de nome fantasia ‘Padaria Primavera’ no processo de concorrência pública [licitação]. A suposta fraude seria a justificativa nos “Atestados de Capacidade Técnica”, que afirma que a empresa de sua parente, fornecia os produtos alimentícios para empresa de Naara, considerada INAPTA pela Receita Federal, que segundo publicação, que seria para o Hospital Dr. Raimundo Perazzo, não mais em atividade desde 2012, já que atestados foram assinados em 2018 e 2019. Segundo o site a publicação foi com base a denuncia dos vereadores de oposição e protocolada no Ministério Público Federal (MPF).

Refletindo a trajetória politica de Naara Duarte, de vereadora mais bem votada na história das eleições municipal de Itapetinga, a uma combativa parlamentar contra os malfeitos de gestões pública. Ao chegar ao poder se revelou o contrario de toda índole elogiável pelos cidadãos. Ao mergulhar no lamaçal em que um dia prometeu jamais entrar ou fazer parte.