Depois do apagão proposital de dados da covid-19 em Itapetinga, a cidade volta a registrar uma morte por dia.
Em 5 dias, 5 mortes pela covid-19, Itapetinga volta sequencia de óbitos. |
Depois de um período de estabilidade nas mortes em Itapetinga pela Covid-19, dados epidemiológicos indicam uma nova sequencia de óbitos e novos casos da doença no município.
O efeito do relaxamento das medidas restritivas em Itapetinga reflete diretamente no aumento de números óbitos pela doença, que soma 52 vítimas fatais. Entre os dias 23 e 28/09, a cidade vem registrando uma morte a cada 24hs, enquanto os números de novos casos, nesse período e de 46 infectados, que somam 1.907 casos da covid-19.
O relaxamento social por parte da população culminada com fim da política de fiscalização da Prefeitura de Itapetinga por conta do ano eleitoral são fatores que tem impulsionado a curva de contaminação no município, principalmente nas últimas semanas de bares lotados e de eventos público. As pessoas se negam a adotar medidas sanitárias simples, como usar máscaras em espaços públicos. São cidadão que se arriscam e acabam contaminados e por consequência levam a doença para suas casas e fazem de seus familiares vítimas fatais.
No domingo (27) com inicio das campanhas eleitorais, Itapetinga assistiu nas redes sociais a degradante cena do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), promovendo ato politico com aglomeração e dançando em cima de um carro de som, festejando com seus apoiadores o inicio da campanha Gabiraba.
O evento do prefeito de Itapetinga, chamado de “adesivaço”, que flagrou o gestor público sambando em cima de um carro de som em plena pandemia, pegou mal. A cena registrada foge dos padrões de um governante municipal em toda historia do município. E o pior, indicadores apontavam que a cidade vinha registrando uma morte por dia pelo novo coronavírus. Fato ignorado pelo prefeito.
Cena do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), dançando, enquanto Itapetinga registrava uma por por dia pelo Covid-19. |
Para que o evento do prefeito Rodrigo Hagge tivesse sucesso na estreia, a Secretaria de Saúde de Itapetinga freou as atualizações dos boletins epidemiológicos, sem os números oficiais o município viveu um apagão de dados da Covid-19. Após o IDenuncias, revelar e apontar as consequências criminais a Saúde do município retomou as atualizações, paralisada desde do dia 24/09, quando apontava 48 mortes pela doença.