Possível desistência de Silvio Macedo revela a decadência da oposição em Itapetinga

Possível desistência de Silvio Macedo revela a decadência da oposição em Itapetinga

Reviravolta na oposição favorecer reeleição do atual prefeito com possível desistência de Silvio Macedo.


Possível desistência de Silvio Macedo revela a decadência da oposição em Itapetinga
Médico Silvio Macedo deve desistir da corrida eleitoral em Itapetinga.


No passado próximo a política opositora em Itapetinga tinha significado de renovação, não importando de que partido político estava no poder, costumava ser uma batalha não para sentar apenas na cadeira de prefeito, tinha um simbolismo em prol do município, por mais que alguns reservadamente enxergavam interesses espúrios.

Essa prática da boa política levaram grandes nomes para Prefeitura de Itapetinga, que no transcorrer de suas administrações deixaram legados que nós enchem de orgulho e só temos de agradecer. Mas nos dias atuais podemos dizer que essa política opositora mata o cidadão de vergonha e cada vez mais constrange o desejo de mudança de rumo em gestão municipal.

A não anunciada, mas que deve ser concretiza nas próximos dias ou horas, a desistência do médico Silvio Macedo (PP) como candidato a prefeito expôs uma oposição em franca decadência, formada por partidos políticos comandado por dirigentes que só defendem seus interesses pessoais, a ponto de lançar o "projeto Itapetinga' para segundo plano.

Prova desse imenso Titanic opositor, é o racha na oposição provocada pela legenda PDT de Itapetinga, presidida por Tiquinho (o breve), esse jogou a tolha a poucos dias da eleição quando candidato a prefeito. Tiquinho descolou da candidatura Silvio Macedo, para investir em seu próprio candidato, o ex-vereador Juraci Nunes, esse, relutou na eleição passada (2016) para voltar a Câmara de Vereadores, mas as urnas foram implacáveis e não permitiu.

Para completar a bizarrice opositora, o partido controlado pelo ex-vereador Gildásio Queiroz, o nanico PSDC, lança inimaginável para pré-candidato a prefeito de Itapetinga, ‘Paulo da Geladeira’, achou ruim? Calma! Ainda resta o vice-prefeito para completar a chapa, ‘Danilo Palhaço’. Aí eu pergunto, dá para levar a sério a oposição de Itapetinga? Isso é ou não é uma decadência?. Paulo da Geladeira vem a décadas sonhado com uma cadeira na Câmara de Vereadores,  sem sucesso, em todas tentativas teve votação inexpressiva. 

Segundo fonte opositora, a desistência do médico Silvio Macedo foi conta da bagunça que se formou no ninho opositor, onde algumas legendas começaram o jogo de exigências antes mesmo de entrar em campo e mostrar o potencial dessa união. Macedo se mostrou insatisfeito, pôs desejava em sua chapa um vice que fosse alguém que resgatasse a confiança da oposição diante a população, mas para isso teria que ser um nome sem desgaste político e que fosse carismático. Desejo não compartilhado pela turma do ‘quero, quero’, que preferem a derrota que uma vitória com honra.

Até o momento não a anuncio oficial da desistência de Macedo, mas há uma tentativa de convence-lo a voltar atrás da decisão. Segundo interlocutores, a desistência não foi anunciada para dá tempo a escolha de um novo nome e assim evitar estragos na fragmentada base opositora. O que é impossível nessas alturas.

O problema é que o tempo está passando, o que restou da oposição é muito pouco para embalar uma candidatura contra um adversário que está no poder, organizado e com pessoas contratadas e nomeadas com cargos na Prefeitura dispostos a tudo ou nada, só para garantir seus empregos por mais 4 anos.

Nas migalhas opositoras, só restou pouquíssimos nomes com potencial que possa elevar o clima de disputa a patamares desejáveis em Itapetinga, a exemplo, a carismática Cida Moura (PT). A ex-primeira-dama já havia recusado qualquer tipo de proposta em disputa eleitoral. Interlocutores de oposição afirmam que ira tentar uma nova rodada de conversação com Cida, já que o PDT de Tiquinho e sua turma não mais faz parte do jogo.

O IDenuncias havia publicado artigo sobre o tiro certeiro das oposições ao nome do médico Silvio Macedo, que naquela oportunidade parecia um gesto de maturidade, como o passar dos dias a face de algumas legendas opositoras se revelaram e se mostraram obscura, contrariando o desejo de outrora por uma cidade próspera. Sorte teve o delegado regional da Policia Civil, Roberto Junior, que presumiu e percebeu o lado negro de parte da oposição, antes de entra de cara no jogo da política.