Com eleição, Itapetinga volta a ter apagão de dados oficiais da Covid-19

Com eleição, Itapetinga volta a ter apagão de dados oficiais da Covid-19

Há uma semana, Prefeitura não atualiza dados da Covid-19. As suspeitas seria para não prejudicar a campanha a reeleição do prefeito.


Com eleição, Itapetinga volta a ter apagão de dados oficiais da Covid-19
Itapetinga volta a ter seu terceiro apagão de dados da covid-19 na gestão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB).


Enquanto administrador da cidade de Itapetinga prefeito Rodrigo Hagge (MDB), vem promovendo aglomerações em eventos de campanha eleitoral, assim como os demais candidatos de versos segmentos partidários, os dados oficiais da covid-19, voltam a sofrer novo apagão no município sem incômodo de órgãos fiscalizadores. 

Desde o último domingo (11), a Secretaria Municipal de Saúde deixou de atualizar no site da Prefeitura de Itapetinga os dados oficiais da propagação da Covid-19 no município. Com a não atualização, os números da pandemia estagnaram em 2096 caso do novo coronavírus, 53 mortes e 307 caso ativos da doença na cidade. Isso, há uma semana.


Itapetinga volta a ter apagão da covid
Site oficial da Prefeitura de Itapetinga, hoje, sábado (17), última atualização de dados da covid-19 realizada em 11/10.


Com quase sete dias no apagão de dados, o município volta a cometer crime com o atraso da administração municipal na divulgação de estatísticas da Covid-19, e sonegação de informações sobre os dados da doença em Itapetinga podem configurar ato de improbidade administrativa e até a prática de crime de responsabilidade por Rodrigo Hagge.

Com a proximidade da eleição e a mudança de foco voltada às campanhas eleitorais, a Secretaria de Saúde aproveita o vácuo e não atualiza os dados da doença. As suspeitas são sempre as mesmas, sem os números da evolução da doença no município menos impacto causará na companha a reeleição do prefeito Hagge. 

A divulgação e atualização de dados diários da covid-19, no município são obrigatórias por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em junho, quando o governo Jair Bolsonaro tentou manipular os dados da Covid, a Corte determinou em todos os níveis de governo [Federal, Estado e Municípios] a divulgação dos dados acumulados sobre os casos de covid-19, seja obrigatória.

Além de não cumprir a decisão do STF, o prefeito Rodrigo Hagge, viola o artigo 5º da Constituição, que prevê as garantias individuais dos cidadãos e estabelece que “todos têm direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo geral”. O prefeito pode responder por violar a Lei de Acesso à Informação e ser enquadrado na Lei de Improbidade Administrativa.

Isso tudo sob o silêncio do Ministério Público de Itapetinga, que não reage as constantes violações a lei vindas da administração municipal, que vem atualizando os dados da propagação da doença na cidade de acordo com a conveniência da agenda do prefeito de Itapetinga.

Essa não é a primeira vez, que a Prefeitura tenta ocultar os dados da covid, em duas ocasiões o site IDenuncias, revelou a prática. A primeira ocorreu em agosto, mês do aniversario do prefeito Hagge, a Secretária de Saúde paralisou as atualizações 3 dias antes do dia aniversariante. A segunda, na estreia da campanha eleitoral do prefeito a reeleição, que encobriu as 50 mortes pela Covid no município para não prejudicar o ato político do “adesivaço”, onde o prefeito Hagge foi flagrado dançando em cima de um carro de som sem máscara e promovendo aglomeração.


Ato politico do prefeito Hagge, dançando quando Itapetinga chorava seus mortos
Ato politico do prefeito Rodrigo Hagge, dançando e sem máscara enquanto Itapetinga chorava seus 50 mortos na pandemia.

    

Esta semana, o prefeito Rodrigo Hagge, foi punido pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) com multa por não disponibilizar do acesso às informações referentes às receitas e despesas do município no Portal de Transparência da Prefeitura. A ocultação de dados custou ao prefeito uma multa de R$ 7 mil.