Maioria dos eleitores de Itapetinga teme que candidatos levem o vírus para suas casas

Maioria dos eleitores de Itapetinga teme que candidatos levem o vírus para suas casas

Eleitores impõem regras a candidatos na pandemia ao rejeitar presença em suas casas.  


Maioria da população rejeita a presença de políticos em suas casas, por temor do novo coronavírus.


A pandemia da COVID-19 alterou o cotidiano das pessoas em todos os aspectos, seja sanitário, econômicos e sociais, e os reflexos dos atuais desafios também adentram no universo político, mais precisamente na eleição 2020 para prefeito e vereadores.

Nessa eleição atípica, a pandemia impôs a candidatos mudanças comportamental como ausência de aglomerações de pessoas e do tradicional aberto de mão e abraços. Mas não é exatamente isso que está acontecendo na politica de Itapetinga, onde candidatos insistem no velho método do agradar o eleitor com gestos abolidos em tempo de pandemia.

Segundo constatou equipe de colaboradores do IDenuncias nos quatro cantos da cidades a receio que os candidatos levem o vírus para as casas dos eleitores, principalmente residências que encontra pessoas de grupo de risco como idosos.  

Mas o que contribui para enriquecer o lavamento feito pelo IDenuncias, foram as imagens de incoerência e de irresponsabilidade flagradas nas redes sociais publicadas pelos próprios candidatos, que não se acanham em exibir cenas de aglomerações com pessoas sem mascaras e com abraços. Esses candidatos vêm ignorando os crescentes números de casos da Covid-19 no município. Itapetinga ultrapassou os 2 mil casos na segunda-feira (5), além de registrar 53 mortes pela doença.

O visível desinteresse da população com a eleição deste ano é gritante nas ruas da cidade, comportamento que acaba beneficiando de certa maneira os candidatos que está no poder, gerando enorme dificuldade a candidatos estreantes. O temor da maioria da população e que a covid-19, chegue a suas casas através de políticos.

Na ânsia de transmitir através das redes imagens de apoiadores, os candidatos são capazes de colocarem em risco pessoas idosas consideradas grupo vulnerável a doença viral. As imagens que trás alegria aos candidatos, vem assustando a maioria dos itapetinguenses, que veem sem reação a impudência dos políticos diante a grave crise sanitária vivida neste século.

Sem o mínimo de pudor e respeito à vida de cidadãos os candidatos usam apoiadores muitos desses, pagos, para levarem os candidatos às casas dos eleitores, para reuniões presenciais, geralmente esse eleitores em sua maioria são pessoas de baixa ou baixíssima renda, que permitir o politico entrar em suas casas sobre oferta de alguma vantagem eleitoreira, entre essas vantagens a promessa de emprego em eventual conquista a Prefeitura.

O problema não são as velhas práticas criminosas da promessa de emprego e entrega de cesta básica, mas a pandemia que faz vítimas fatais. Os candidatos que tem contatos diários com eleitores podem ser um potencial agente transmissor do vírus para outras pessoas, já que esses políticos não estão seguindo algumas normas básicas como por exemplo o contato físico.

Os candidatos vêm infligindo até protocolo sanitário estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER/Bahia) e Governo do Estado, que impôs limites aos excessos de candidatos que promovem aglomerações. O TRE baiano, concedeu poder de polícia a juízes eleitorais frente aos atos de campanha que violem medidas sanitárias impostas pelo Tribunal. 

Mas parece que o próprio judiciário não é capaz de reagir as imprudências dos candidatos nessa pandemia. Exemplo do total desrespeito foi marcado no primeiro dias oficial de campanha quando o candidato a reeleição prefeito Rodrigo Hagge (MDB), e seus candidatos a vereadores infligiram o protocolo sanitários do TRE em ato politico, promovendo aglomeração, com direito a “dancinha” do prefeito sem máscara encima de um carro de som.


Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge dança na pandemia
No primeiro dia oficial de campanha prefeito Rodrigo Hagge (MDB) promove aglomeração em ato politico de "adesivaço". 


Sem reação do Ministério Público Eleitoral, após o ato político do prefeito de Itapetinga, os candidatos sentiram livres para violar as normas sanitárias. A desobediência dos políticos pode contribuir para o avanço da covid-19, e pior, levando para as casas dos cidadãos esse terrível vírus pondo em risco a vida de pessoas vulneráveis a doença.

Não é para mesmo a preocupação da maioria dos itapetinguenses, se um candidato visita um vizinho próximo pode contribuir na propagação a covid-19, nos demais moradores daquela rua que passou o candidato, já que o vírus só se manifesta entre 5 a 7 dias. Só há um caminho para população se não quer ser a próxima vítima da covid, rejeitar a presença de candidatos em suas casas. 

Um simples gesto de “oi” na porta de casa evitará que esses políticos levem o vírus para suas casas e coloquem familiares em risco. Denuncie ao Ministério Público de Itapetinga aglomerações promovidas por candidatos em residências próximas de vocês. Essa iniciativa ira impor regras a todos candidatos.