Centrão e filhos do presidente fazem expectativa de mais corrupção disparar e vai a 67% sob Bolsonaro

Centrão e filhos do presidente fazem expectativa de mais corrupção disparar e vai a 67% sob Bolsonaro

Contribuíram para piora em pesquisa aliança de Bolsonaro com Centrão, revelações sobre 'rachadinhas', mansão de Flávio e filho novato do presidente na mira da PF.

Centrão e filhos do presidente fazem expectativa de mais corrupção disparar e vai a 67% sob Bolsonaro
Entrono de Jair Bolsonaro, de líderes do Centrão a filhos do presidente, eleva a expectativa de mais corrupção sob o governo federal. 


“Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és!" Essa frase se tornou clássica a nossos pais quando eles queriam nos afastar da má influência das companhias. E é justamente o que esta acontecendo com presidente Jair Bolsonaro, de tanto atacar a corrupção e seus corruptos, acabou justamente no colo daqueles que um dia prometeu jamais se aliar, o Centrão.  

O Datafolha, avaliou a expectativa de que haja mais corrupção no Brasil subiu ao maior nível desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência, em 2019: 67% dos brasileiros dizem esperar que haverá mais corrupção.

Na rodada anterior de pesquisa em que essa pergunta foi feita, em dezembro/2020, 55% achavam que a corrupção iria aumentar, nível semelhante à pesquisa de agosto do ano passado, que havia indicado a mudança de patamar dessa percepção, estável em torno de 40% desde o início do governo Bolsonaro.

De dezembro para cá, caiu de 14% para 8% o índice de pessoas que acham que a corrupção vai diminuir, e oscilou de 27% para 23%, queda dentro do limite da margem de erro, o número daqueles que acham que o problema seguirá como está. O Datafolha ouviu 2.023 pessoas, entre os dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Para a percepção dos brasileiros sobre corrupção chegarem a níveis tão altos no governo Bolsonaro, foram apontados dois fatores que elevaram a expetativa de mais mal feitos. 1º; aliança com o Centrão e 2º; os filhos zero um, zero dois, zero três e zero quatro do presidente da republica.

Flávio, Carlos, Eduardo e Renan, são alvos de inquéritos na justiça e no Ministério público. O caçula, zero quatro, recentemente entrou no radar da Polícia Federal, por favorecimento de uma empresa pelo governo, Jair Renan, o quarto descendente, chegou a receber um carro elétrico de presente de empresários, junta-se a Flávio, centro do escândalo milionário das rachadinhas, Eduardo, acusado de propagar notícias falsas e envolvimento em atos antidemocráticos, e Carlos, envolvido nestes dois casos. Inquéritos o 02 e 03, estão no STF, e é presidido pelo Ministro Alexandre de Moraes.

O episodio que mais contribuiu para o aumento da expectativa que haverá mais corrupção, foi a compra de uma mansão em áreas nobre de Brasília, pelo valor de R$ 6 milhões por Flávio Bolsonaro, o filho, 01. Outro fator determinante, foram a seguidas exposição no noticiário de mais detalhes de práticas suspeitas associadas à família do presidente.

Também, entrou na conta da má percepção dos brasileiros, a péssima gestão de Jair Bolsonaro no enfretamento a pandemia. Afinal, o combate à corrupção era a bandeira dos Bolsonaros na campanha 2018, sob a benção do lavajismo e da então figura heroica da época, o ex-juiz Sérgio Moro, que por sinal, pesquisa aponta que ele desceu ladeira abaixo na popularidade, 45% consideram que Moro foi um bom juiz. Em três mensurações há cinco anos, esse número variou de 65% a 62%.