Levantamentos internos encomendados por partidos políticos aponta Lula e ACM conquistado 2/3 do eleitorado de Itapetinga.
Na Imagem: ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) |
As recentes pesquisas internas encomendadas por diretórios estaduais de partidos políticos ligados aos principais candidatos a governador da Bahia: ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (PT), revelam que Itapetinga não é mais a “cidade mais bolsonarista de todas” como havia afirmado o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) em 2020 a imprensa, em visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Salvador.
O que as pesquisas internas partidárias dizem atualmente é que Lula e ACM Neto serão os grandes vencedores na eleição deste ano em Itapetinga, notícia que agrada tanto petistas e lulistas quando os carlistas. O prefeito Rodrigo Hagge teve acesso a ambos levantamentos.
Os dados que aqui serão restritos por questão de regras eleitorais que proíbe divulgação de pesquisas não registradas na justiça eleitoral. Aponta uma vitória ampla de Lula muito acima 59% do eleitorado de Itapetinga enquanto ACM Neto sulfa em números semelhantes a do petista, o que coloca o candidato do governador Rui Costa (PT), o ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues com números desconfortáveis, com menos de 1/6 [um sexto] do eleitorado do município.
Os números das pesquisas atuais esmorece e detona o encanto do prefeito Rodrigo Hagge ao projeto de apoio aberto a reeleição do presidente Jair Bolsonaro em Itapetinga. Muito diferente da eleição 2018, em que deu as caras e garantiu por aqui a vitória de Bolsonaro em uma das pouquíssimas cidade na Bahia que registrou vitória do presidente em 4 dos 417 municípios; o petista Haddad ficou com 72,69 % dos votos no estado.
A jornada dos bolsonaristas em Itapetinga nessa eleição já revela que a turma do Bozo não terá vida fácil a convencer o eleitorado do município a repetir o voto no presidente da republica em meio a maior crise econômica da carestia de todos os tempos, isso sem falar do desgoverno Bolsonaro na crise sanitária e envolvimentos em escândalos de corrupção.
Lulismo em Itapetinga desmonta classificação de 'cidade mais bolsonarista de todas' dita pelo prefeito Hagge (VEJA AQUI) |
Em publicações do IDenuncias em 2021 e 2022, colaboradores do site havia relato uma profunda mudança do eleitorado de Itapetinga em favor do ex-presidente Lula, assim, que o STF havia anulado as condenações contra o petista, e o tornando elegível.
Maioria dos evangélicos de Itapetinga tende a votar em Lula (VEJA AQUI) |
Mesma percepção de mudança ocorrido com os evangélicos de Itapetinga que abraçaram em peso a candidatura de Bolsonaro na eleição 2018, e quase 4 anos depois já não enxerga o presidente como o salvador da pátria como havia alimentado pastores evangélicos na época em prol do presidente. Como evangélicos são cidadãos comuns que estão sujeitos aos mesmos perrengues que quaisquer fiéis de seguimentos religiosos, o poder de convencimento dos pastores bolsonarista nessa eleição indicar que será muito abaixo do esperado diante da força de Lula com o eleitorado de Itapetinga.