EDITORIAL: Com ajuda de vereadores, prefeito Hagge quer esfolar Itapetinga com taxas e cobranças

EDITORIAL: Com ajuda de vereadores, prefeito Hagge quer esfolar Itapetinga com taxas e cobranças

Sem parcerias de governos até o fim de sua gestão, prefeito de Itapetinga projeta turbinar caixa da Prefeitura com aumento de tributos e cobranças para deixar legado administrativo.

EDITORIAL: Com ajuda de vereadores, prefeito Hagge quer esfolar Itapetinga com taxas e cobranças
Esta previsto para dezembro/2024, envio e votação na Câmara de Vereadores de projetos de leis altamente nocivos ao bolso dos cidadãos de Itapetinga.

A deriva desde que sentou na cadeira de Prefeito de Itapetinga em 2016. Rodrigo Hagge (MDB) é um gestor municipal de 6 anos, típico daqueles administradores público ‘café com leite’, que alimenta seu governo municipal de ‘reparos’ sem dá qualquer expectativa de dias melhores para cidade na geração de emprego, renda, saúde, educação e infraestrutura. 

No comando da Prefeitura Municipal, tentou alinhar ao governo federal de Jair Bolsonaro (PL), mas não teve sucesso, dependeu exclusivamente das emendas parlamentares de deputados federais, mesmo o jovem prefeito arrancado uma vitória do atual presidente em Itapetinga na eleição de 2018. Porém seu prestigio bolsonarista se revelou do tamanho de uma escola inacabada com recursos federais em um bairro da cidade. 

Escola fake: única e grande obra inacabada de Bolsonaro em Itapetinga terá destino incerto no governo Lula
Escola fake: única e grande obra inacabada de Bolsonaro em Itapetinga terá destino incerto no governo Lula (VEJA AQUI)

Com expectativa do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) e do também, governador eleito da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), tomarem posse em 01 de janeiro/2023. Rodrigo Hagge terá muito pouco a oferecer no comando da Prefeitura Municipal e continuará a fazer o que esta fazendo até o momento, ‘reparos’ administrativos, correndo sério risco de entrar para história como o pior prefeito da cidade.  

Diante de uma dura realidade, Rodrigo Hagge está sem parceria governamental para tocar o barco até o fim de sua gestão em 31 de dezembro/2024.  Para encontrar os caminhos das pedras, digo, do recurso público, o prefeito de Itapetinga encontrou uma alternativa nada saudável para população do município. Ele aposta todas as fichas, para deixa um legado de grades realizações, em um plano de cobranças selvagem sobre os contribuintes devedores da Prefeitura e o aumento na taxa de iluminação pública.

Mas para isso, o prefeito terá que ter sócios na empreitada, e infelizmente, tem. Os vereadores aliados de sua administração que são alimentados com cargos na Prefeitura de Itapetinga. Esse Edis, foram domesticados sobre uma coleira firme e acorrentada pelo próprio Rodrigo Hagge. 

Por cargos na gestão municipal, vereadores são capazes de tudo, até arriscar suas próprias reeleições de uma cadeira de mais 4 anos no Legislativo Municipal por mais vantagens na Prefeitura. Mesmos, esses Edis estarem cientes quem elege é o povo e não o prefeito.

Prepare o bolso: prefeito Hagge deve enviar a Câmara aumento na Taxa de Iluminação Pública
Prepare o bolso: prefeito Hagge deve enviar a Câmara aumento na Taxa de Iluminação Pública (VEJA AQUI)

A promessa do Poder Executivo de encaminha um projeto de lei até o inicio de dezembro deste ano para a Câmara Municipal, propondo o aumento da taxa de iluminação pública dos atuais 10% para 15%, com brechas na lei para prover reajuste quando for necessário sem autorização dos vereadores, é apenas uma das penalidades no sagrado e penoso bolso das pessoas da cidade que ainda sofre com as recentes crises econômicas, em especial, o da carestia dos alimentos que insistem em não ceder.

Desde 2021, repousa em berço esplendido na Câmara Municipal, um projeto de lei enviado pelo prefeito Hagge, de dá arrepios na coluna vertebral de qualquer contribuinte devedor do município, seja, cidadão comum, seja empresa ou indústria, todos, estarão na mira de menos de meia dúzia de advogados da Prefeitura que podem ficar milionários em um prazo de 6 anos, caso, a chamada PL dos Advogados, sobre honorários advocatícios sucumbências, seja aprovado pelos vereadores. 

A proposta de lei que deve turbinar o caixa da Prefeitura de dinheiro e empobrecer a população em pouco mais de meia década. Consiste em entregar aos advogados da Prefeitura 30% de uma divida ativa milionária do município em caso de vitória na justiça contra os contribuintes devedores. Esses, além de amargarem uma derrota no judiciário serão obrigados a pagarem os honorários advocatícios, caso não quitem as dividas terão seus patrimônios tomados como garantia de pagamento.

PL dos Advogados provoca racha na base do prefeito Hagge na Câmara com acusações de suborno (VEJA AQUI)

Mas tudo isso só ocorrerá se os vereadores derem aval no plenário da Câmara Municipal com aprovação dos projetos de leis do Executivo. O prefeito tem meios de suborna-los, com mais cargos na Prefeitura, assim, como o eleitor que tem meios de impedi-los, ameaçando-os a não votar neles [vereadores] na próxima eleição de 2024.

Mas na balança do poder não dá para arriscar se eleitor sairá vencedor. Vereador gosta de vantagens, e não são nada honestos com eleitores, principalmente, os governistas aliados do prefeito. Com isso, o plano de Rodrigo Hagge segue firme em busca de uma gestão marcante, mesmo que para isso, o gestor esfole a população com mais tributos e cobranças.

Então, vão aí os nomes e partidos dos vereadores governistas de Itapetinga: Manu Brandão (MDB); Adelino Fonseca (MDB), o Peto; Carlão de Palmares/MDB (suplente do Luciano Almeida); Eliomar Barreira/MDB, o Tarugão; João de Deus (MDB); Pastor Evandro (PSD); Tuca da Civil (republicano); Juscelino Gomes/PSC (suplente de Neto Ferraz); Gêge do Sindicato (PSB); Anderson da Nova (União Brasil) e Helder de Bandeira (PSC). 

Boa sorte! Cidadãos de Itapetinga, vocês vão precisa.