POLÍTICA: Laranjal pode provocar a maior renovação da Câmara em sua história

POLÍTICA: Laranjal pode provocar a maior renovação da Câmara em sua história

Vereadores terão apenas uma saída, acabar com os esquemas de laranjas ou os laranjas acabam com eles.

A solução é acabar com esquema de laranjas na Câmara para que os laranjas não acabem com a carreira dos vereadores

No inicio até tentaram ocultar a existência do site IDenuncias, a imprensa local, fingiu que nunca ouviu falar em esquema de laranjas nas entranhas da Câmara Municipal de Itapetinga, mas a resistência durou pouco tempo, o IDenuncias ganhou espaço entre os itapetinguenses, que em pouco tiveram conhecimento dos segredos obscuros dos vereadores.

A série de reportagem revelou um esquema em que vereadores usam assessores como laranja para prática da ‘rachadinha’, em seus gabinetes, no qual funcionários devolvem parte dos salários.

Após revelação, os segredos antes ocultados pelos vereadores, vieram à tona, provocando indignação entre os cidadãos de Itapetinga. Mas inicialmente houve uma tímida reação por parte dos itapetinguenses que se mantiveram céticos diante de tantas revelações que expuseram os esquemas poucos ortodoxos dos parlamentares.

O IDenuncias, foi capaz de provocar o Ministério Público de Itapetinga, rachar o Parlamento, onde parte dos vereadores  exigem mudanças, como apresentação de Projeto de Lei, que determina o ponto eletrônico para assessores parlamentares. Tudo por conta do site, que simplesmente fez o que jamais outros fizeram ‘escrever a verdade’, sem conluio politico.

Com tanta exposição negativa para os vereadores, parte desses parlamentares que ainda defendem a continuidade dos laranjas, aparentemente continuam a viverem no século passado, como se fosse possível ocultarem seus esquemas nos dias atuais.

As redes sociais se tornaram um combustível para as aventuras de políticos no poder, mas da mesma forma pode se torna uma bomba relógio pronto para implodir a reeleição de qualquer agente político com mandato.

É o caso dos vereadores de Itapetinga, se continuarem com esquema dos laranjas terão que saborear um suco amargo nas suas pretensões politica nas próximas eleições, e serem definitivamente esquecidos pela sociedade, que vem aclamando o mínimo seriedade dentro poder público.

Aqueles parlamentares que apoiam mudanças moral contra o imoral, sem preço e sem valores, poderá até ter o afago dos cidadãos, mas para isso, precisam provar que são capazes de manterem a moralidade sem custo para a sociedade.

Aos políticos de Itapetinga no poder, jamais digam que foram pegos de surpresa após derrota, quando verem uma ampla renovação do parlamento, certamente lembrarão os seus laranjais e seus esquemas de ‘rachadinha’.

Os vereadores precisam voltar a acreditar em valores morais, hoje, banalizados por conta da disputa de interesses. É provar que é possível fazer política com seriedade. Podem fazer o jogo político, mas não precisa estabelecer uma relação promíscua para fazer política.