Ao deixar Educação para ser Vice, Geraldo põe em risco a reeleição de Hagge

Ao deixar Educação para ser Vice, Geraldo põe em risco a reeleição de Hagge

Temor no grupo Gabiraba é que a jogada do ex-secretário possa provocar racha na aliança MDB e DEM em Itapetinga. 


Ao deixar Educação para ser Vice, Geraldo põe em risco a reeleição de Hagge
Na Imagem: Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) e o ex-secretário de Educação Geraldo Trindade (PSC). Foto montagem IDenuncias.


Depois que entrou em atrito com ex-prefeito de Itapetinga Dr. José Otavio Curvelo (DEM), uma das maiores lideranças politica da história do município. Geraldo Trindade resolveu pedir demissão do cargo de Secretário Municipal de Educação, para preitear a vice-candidatura a prefeito na chapa encabeçada por Rodrigo Hagge (MDB) na eleição 2020, vaga, ocupada pelo Democrata Renan Pereira (DEM).

Geraldo, cumpriu o prazo de desincompatibilização do cargo, exigido pela Lei Eleitoral em concorrer a vaga de prefeito e vice que é de 4 meses antes da eleição. Pela Constituição o pleito ocorre na primeira semana de outubro, devido a pandemia do novo coronavírus, a eleição deve ser adiada para novembro ou dezembro deste ano.
    
A notícia não pegou partidos aliados e muito menos opositores de surpresa, já havia rumores da pretensão do ex-secretário de Educação, em tomar a vaga do Democratas. Para isso, Geraldo articulou e usou ao mesmo tempo o cargo de secretário, para tentar desmontar o seu ex-partido DEM em Itapetinga, levando membros e vereador para nova legenda PSC (Partido Social Cristão), que é presidida por ele.

Trindade, foi indicação do ex-prefeito José Otavio ao posto de Secretário Municipal de Educação. Meses após nomeação, Geraldo criou uma série de conflitos internos dentro de sua legenda [DEM],visando a tomada da vaga de Renan Pereira de vice-prefeito.

A jogadas conflituosas de Geraldo Trindade havia sido alertado em duas publicações do IDenuncias, que já revelava o esquema do ex-secretário, em provocar atritos internos no antigo partido e ao mesmo tempo atrair políticos dos Democratas para sua nova legenda articuladas entre grupo de pastores evangélicos e aliados do ex-prefeito José Otavio Curvelo.

O esquema de Geraldo em esvaziar o Democratas aparentemente deu certo, ele conseguiu levar para seu novo partido, figuras politica como a presidente da Câmara de vereadores de Itapetinga, Naara Duarte e o ex-secretário de Agricultura Juscelino Gomes e outro aventureiros que no frigir dos ovos rende mais votos para legenda que exatamente ter chance de se eleger. Os demais políticos do DEM não toparam o esquema de Geraldo, como os vereadores Anderson da Nova (DEM) e Fabiano Bahia (DEM). Ambos com grandes chances de renovarem os mandatos no poder legislativo.

Geraldo Trindade, atraiu para seu novo partido aliados do prefeito José Otavio, visando fortalecer e tomada da vaga de vice de sua antiga legenda.

Mas não se pode negar que Geraldo Trindade se deu bem, no tabuleiro da politica, ele conta hoje com 4 vereadores: Naara Duarte, José Antunes, Márcio Pio e Sargento Alberto, além de vários pastores evangélicos.

Entretanto, as pretensões de Geraldo Trindade encontra forte resistência de partidos aliados do governo municipal, que sabem da importância da aliança formada na eleição de 2016, de antigos rivais os ex-prefeitos Michel Hagge (MDB) e Dr. José Otávio Curvelo (DEM), hoje, aliados.

Enquanto a oposição de Itapetinga vê espaço para mais conflitos internos, por conta dos caprichos de Trindade no grupo Gabiraba. Aliados do atual prefeito Rodrigo Hagge (MDB), acompanha com preocupação as investidas do ex-secretário, que pode provocar racha e comprometer a reeleição do prefeito emedebista.


Aliança MDB e DEM, que permitiu vitória fácil de Rodrigo Hagge e Renan Pereira nas eleição de 2016.

O impressionante, é que tudo isso ocorre sobre o olhar e o silêncio do prefeito Rodrigo Hagge. Se isso tudo foi apenas uma jogada politica de Trindade sobre consentimento do prefeito, o gesto impõe uma humilhação aos Democratas, que sem a legenda e o apoio do ex-prefeito José Otavio a renovação do mandato está comprometida, mesmo diante de uma oposição fragmentada e sem renovação.