Prefeito Hagge já enviou para Câmara 8 projetos doando terrenos públicos a pastores

Prefeito Hagge já enviou para Câmara 8 projetos doando terrenos públicos a pastores

Com 47 pedidos de pastores evangélicos por áreas públicas, o prefeito de Itapetinga sinaliza que está disposto atender a demanda com aval da Câmara de vereadores.

Prefeito Hagge já enviou para Câmara 8 projetos doando terrenos públicos a pastores
Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) em evento na segunda Igreja Batista de Itapetinga. 


O histórico de agrado a pastores evangélicos pelo Prefeito Rodrigo Hagge (MDB), revela uma cumplicidade que ultrapassa o censo comum de outras administrações públicas passadas. Um dos exemplos; o avô do atual prefeito, o velho gabiraba Michel Hagge (MDB) que administrou a cidade por três gestões, com um relato de entrega de terreno público a igreja evangélica.

No levantamento feito pelo IDenuncias, até o momento, Rodrigo Hagge é recordista de iniciativa de entrega de patrimônio público a religiosos. Em 4 anos e quase 5 meses de administração, o prefeito de Itapetinga já encaminhou 8 projetos de lei a Câmara de Vereadores doando áreas púbicas para construção de igrejas evangélicas.

Na gestão petista do antecessor, José Carlos Moura (PT), foram feitas duas doações, uma para Igreja Tabernáculo de Israel e outra para Ordem dos Ministros Evangélicos de Itapetinga (OMEI), essa última, uma associação criada por pastores evangélicos do município.

E tudo indica que essa associação de pastores evangélicos goza de muito prestígio na gestão Hagge. Com um terreno público entregue em 2011, pela gestão petista José Carlos Moura. A OMEI volta a ser contemplada com mais uma área pública no Loteamento Quintas do Sul, em um projeto de lei enviado pelo Poder Executivo em 14 de maio/2021, que está tramitando na Câmara de Itapetinga. Outros dois projetos de contemplação de áreas públicas enviados nessa mesma data estão às igrejas: Pentecostal Chamado de Deus e Pentecostal Jesus é a Porta da Salvação.

Sob suspeita, que por trás das doações de terrenos públicos está o pagamento de compromisso eleitoreiro, áreas públicas por apoio na eleição 2020. Hagge escancara com uma doação de terreno do município a Igreja Pentecostal Chamado de Deus, do pastor e vereador Evandro Souza Silva (PSD), que pertence à base aliada do prefeito de Itapetinga no legislativo municipal. Caso seja aprovada o projeto de lei pelo Parlamento pode caracterizar crime de improbidade administrativa, e acarretar consequências aos vereadores que caso queira aprovar em plenário.

Em 2020, houve uma tentativa do prefeito Hagge em entregar áreas públicas a igrejas evangélicas e associação: Pentecostal Chamado de Deus, Pentecostal Jesus é a Porta da Salvação e Ordem de Ministros Evangélicos de Itapetinga (OMEI). O plano só não seguiu em frente por conta da legislação eleitoral que não permite doação pública em ano de eleição em nenhuma circunstancias. Mas o prefeito Rodrigo Hagge, tinha conhecimento da proibição e só enviou para Câmara como um gesto de boa vontade a pastores pela oferta do apoio político na eleição do ano passado.

No terceiro ano de governo municipal, Hagge entregou duas áreas públicas com aval da Câmara de Vereadores. Em 2019, as Igrejas evangélicas Casa de Oração Raiz de Jessé e Nacional Deus Conosco, foram abençoadas com um terreno público cada. 

Na secretária de Infraestrutura de Itapetinga existem mais de 63 pedidos de doação ativos e atualizados de terrenos públicos, desse montante, 47 são de pastores evangélicos. Se o prefeito Rodrigo Hagge decidir acatar os pedidos dos pregadores, o município correrá serio risco de sofrer um apagão de áreas públicas de lazer já que essas áreas institucionais estarão nas mãos dos pastores evangélicos.