Isolado, presidente Valquirão conquista apoio popular em meio ao declínio dos demais vereadores da Câmara

Isolado, presidente Valquirão conquista apoio popular em meio ao declínio dos demais vereadores da Câmara

Ao enfrentar 14 vereadores em uma Câmara de 15, presidente Valquirão eleva sua popularidade ao deter regalias salariais de parlamentares de Itapetinga.

Isolado, presidente Valquirão conquista apoio popular em meio ao declínio dos demais vereadores da Câmara
Regalias parlamentares detidas pelo presidente da Câmara Valquirio Lima (PSD), O Valquirão elava popularidades do gestor legislativo em Itapetinga.    

Os últimos acontecimentos na Câmara de Vereadores de Itapetinga vêm demonstrando o quão nociva é essa atual legislatura para população do município, que assiste perplexo os desejos mais sombrios de seus representes no Legislativo. Sem a mínima cerimônia, parlamentares escancaram suas verdadeiras intenções de mais benefícios, vantagens indevidas e melhores salários nas custas do contribuinte itapetinguense.

A venda de votos para salvar o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), das contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), por suspeita de corrupção, culminada com a ânsia de terem melhorias salariais com direito a férias e 13º, além de pagamentos retroativos, evidenciou uma legislatura de interesses próprios capaz de ignorar a população para se darem bem durante os quatro anos de mandatos. Isso tudo, sem importar com a opinião do eleitorado do município responsável por conduzi-los a uma cadeira na Câmara de Itapetinga.

Valquirão deixa vereadores de Itapetinga fora do reajuste salarial, parlamentares prometem retaliar
Valquirão deixa vereadores de Itapetinga fora do reajuste salarial, parlamentares prometem retaliar (VEJA AQUI)

Na quebra de braço entre o atual presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão que está a menos de seis meses de deixar a cadeira de comando da Câmara Municipal, contra 14 vereadores em um Parlamento de 15, que votaram há duas semanas, em um famigerado projeto de lei que garantia reajuste, férias e retroativos salariais a vereadores, existe um pé-de-guerra silencioso, em um jogo de tamanha desigual, que apenas, um, está levando vantagem. 

Na disputa interna de poder, Valquirão está praticamente isolado internamente depois que o presidente da Câmara enquadrou os vereadores na justiça ao derrubar as mamatas parlamentares votadas durante ausência do gestor do legislativo. Isolamento esse, que reflete no interno da Câmara, mas fora, nas ruas, Valquirão vem acumulando prestígio e admiração da população em meios de comunicações de massa: internet e emissoras de rádio. 

Elogios ao presidente Valquirão e ataques aos demais vereadores da Câmara de Itapetinga se tornou rotina, e intensificou nos últimos dias após a população tomar ciência do reajuste nos próprios salários dos parlamentares. Os bombardeios diários de publicações negativas que revelaram as más intenções dos vereadores no Legislativo Municipal alimentam os internautas nas redes sociais que demonstram toda sua fúria contra os vereadores loucos por dinheiro público. De xingamentos a ataques pessoais, essa a realidade do atual Parlamento onde a população tomou parte na briga, a favor do atual chefe do Legislativo. 

Retaliação a reajuste salarial do funcionalismo da Câmara de Itapetinga é uma covardia dos vereadores
Retaliação a reajuste salarial do funcionalismo da Câmara de Itapetinga é uma covardia dos vereadores (VEJA AQUI)

A alta na popularidade do presidente Valquirão é algo inédito na história da Câmara de Itapetinga, que em gestões passadas de ex-presidentes na mesma legislatura foram derrotados nas urnas, como os casos das vereadoras: Nidia Oliveira e da falecida Naara Duarte de gestões legislativas polêmicas. 

Valquirão que soma desafetos no plenário, também acumula na Mesa Diretora em que preside. A recusa de vereadores em assinar o projeto de lei de reajuste salarial dos servidores públicos, vislumbra os interesses dos membros da Mesa Diretora: Anderson da Nova (UB), Neto Ferraz (PSC) e Tuca da Civil de quererem algo em troca para autorizar a Mesa a levar para o plenário PL dos reajustes do quadro do funcionalismo da Câmara, considerados pelos servidores como o mais vantajoso em ganhos reais de todos os tempos na Casa.  

Após derrota na justiça, Anderson, Neto e Tuca recusam assinar PL do reajuste a servidores da Câmara de Itapetinga
Após derrota na justiça, Anderson, Neto e Tuca recusam assinar PL do reajuste a servidores da Câmara de Itapetinga (VEJA AQUI)

O gestor público Valquirão vem resistindo as pressões interna e não negocia com vereadores qualquer tipo vantagem, afinal o presidente da Câmara tem o apoio da população que já disse não as regalias parlamentares. O presidente segue a cartilha para quem deseja a reeleição, e sabe se escolher um lado que não seja a do povo descerá ladeira abaixo como demais vereadores que estão em pleno declínio político. 

Preocupação mesmo terá o futuro presidente da Câmara de Itapetinga em 2023, que tudo indica será o vereador João Deus (MDB), que já sabe de cor e salteado os desejos dos vereadores. O João precisara ir além de sua fé em Deus, terá que torce e rezar por um milagre que possa fazer os vereadores mudarem a ideia de limpar os cofres do legislativo para encherem os bolsos com regalias pagos com dinheiro público. Pelo jeito, o João vai precisar de Deus, só o que ele carrega no nome não bastará.