Polêmicas do vereador Pastor Evandro faz muitos religiosos reavaliar ingresso na política

Polêmicas do vereador Pastor Evandro faz muitos religiosos reavaliar ingresso na política

Série de polêmicas e escândalo envolvendo o vereador Pastor Evandro deve refletir na redução de pastores evangélicos candidatos em 2024.

Polêmicas do vereador Pastor Evandro faz muitos religiosos reavaliar ingresso na política
Polêmico vereador Pastor Evandro cria ruídos de desistência de religiosos na eleição municipal de 2024.

Mal concluiu o 1º ano de legislatura o saldo de polêmicas deixado pelo primeiro pastor evangélico a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Itapetinga, extremesse interesse de religiosos a seguirem uma carreira de político com mandato no poder Legislativo. 

Em sondagem discreta feita por colaboradores do IDenuncias, a líderes evangélicos que ocupam cargo de pastor em igrejas privadas, demonstrou receio de se candidatarem a vaga de vereador na Câmara de Itapetinga na eleição 2024, após sucessiva encrencas e polêmicas que se meteu o vereador Pastor Evandro (PSD), desde que assumiu o mandato.

As polêmicas do Pastor Evandro incluem: doação de terreno público, troca-troca de assessores para rachadinhas, desvios de diárias, ataque a imprensa, dança da pizza e duras falas contra a Polícia Militar. Tudo em menos de 13 meses de mandato na Câmara de Itapetinga.

Para os pastores sondados, a imagem de um líder religioso evangélico esta abalada com atuações polêmicas do Pastor Evandro no Legislativo Municipal. “Fui candidato e não desejo ser novamente. A figura do pastor evangélico esta abalada com atuação do Pastor Evandro estamos com a moral baixa perante a comunidade da cidade. Nossos irmãos sozinhos não tem votos suficientes para elegermos, e com tanta polêmica fica ainda mais difícil." declarou um pastor.

Outro religioso, que também é Pastor em uma importante igreja evangélica da cidade classificou o vereador Pastor Evandro como um despreparado religioso que não honra os ensinamentos bíblicos e se põem com um desastrado, egoísta e corrupto político que declina a imagem de um pastor evangélico com atuação medíocre na Câmara de Itapetinga. 

“É lamentável o que esta acontecendo, temos pela primeira vez um pastor na Câmara de Itapetinga que não consegue honrar os ensinamentos do senhor Jesus Cristo, e para piorar, tem atitudes inconsequentes semelhantes a um marginal que o distância e muito, de um pastor evangélico com honradez. Até agora, só ouvir más notícias do pastor para quem teria a obrigação e o compromisso de ser um diferencial na Câmara. Hoje, se fala em até atos de corrupção envolvendo o pastor. Como eu poderia se candidatar a vereador na próxima eleição se minha estigma honradez de pastor esta abalada com atuação medíocre do Pastor Evandro na Câmara. Isso refletirá, lá na frente.” Concluiu o segundo religioso. 

Já o terceiro pastor evangélico resume em poucas palavras à atuação do Pastor Evandro como vereador. “Ele não tem personalidade e preparo para ser pastor evangélico, que dirá um vereador. É lamentável isso tudo.” Indagado, se será candidatado a vereador na próxima eleição? “Ele [pastor Evandro] arruinou a reputação dos pastores. Não serei!”

As polêmicas

As polêmicas que despertou a cidade para um vereador que até então era uma completo desconhecido para ampla maioria da população, esta inicialmente a troca-troca de assessores parlamentares. Fato revelado pelo IDenuncias, que  denunciou a existência de assessor laranja para prática da rachadinha no gabinete do Pastor Evandro, consta que em um ano, jamais, sua segunda assessoria trabalhou um dia se quer na Câmara de Itapetinga. 

Vereadores voltam a promover novo troca-troca de assessores em meio a suspeita de laranjas
Vereadores voltam a promover novo troca-troca de assessores em meio a suspeita de laranjas (VEJA AQUI)

No episódio 2, da doações de terreno público, fato também revelado pelo IDenuncias, a existência de três projetos de leis de iniciativa do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), que doa terrenos em áreas pertencentes ao município para pastores evangélicos construírem igrejas privadas. Entre os beneficiados das doações de terrenos as igrejas, a do vereador Pastor Evandro, que seria contemplada com terreno público. A votação do projeto só não foi à frente por conta da denuncia que levaria o vereador pastor a votar em projeto que doaria um terreno público a ele mesmo. Curioso, é que o prefeito Hagge continua a manter em tramitação na Câmara dos projetos de leis.

Igreja do Vereador Pastor Evandro entra no esquema Hagge de doação de terrenos públicos a pastores
Igreja do Vereador Pastor Evandro entra no esquema Hagge de doação de terrenos públicos a pastores (VEJA AQUI)

Na polêmica do episódio 3, o ataque ao IDenuncias por ter revelado o esquema de doação de terrenos públicos a pastores evangélicos. Na ocasião o vereador pastor Evandro soltou o verbo contra o site, após os ataques, anunciou que desistiria do terreno. As áreas públicas seria uma contrapartida do prefeito Hagge pelo apoio político de religiosos na campanha eleitoral de 2020. Associação dos pastores evangélicos de Itapetinga chamada de ‘OMEI’ está no pacotão de bondade com imenso e generosos terreno público.

Irritado, vereador Pastor Evandro ataca IDenuncias e admite ter perdido terreno público doado por Hagge
Irritado, vereador Pastor Evandro ataca IDenuncias e admite ter perdido terreno público doado por Hagge (VEJA AQUI)

Já no episódio 4, a polêmica das diárias cedidas pela Câmara de Itapetinga  a vereadores. O vereador pastor Evandro se meteu em uma encrenca de repercussão em toda a Bahia, a notícia ganhou notoriedade no país. Ele havia usado o dinheiro público das diárias para fazer um tour religioso em São Paulo, especificamente no Templo de Salomão. O fato foi noticiado pelo site Bocão News, de Salvador. Três dias após a polêmica do turismo religioso o IDenuncias, revelou que o vereador pastor embolsou o dinheiro público das diárias ao simular uma viajem a Salvador. Nos dias de viagens programadas, ele foi flagrado na sessão da Câmara.

Flagrado na sessão da Câmara, vereador Pastor Evandro simulou viagem a Salvador só para receber diárias
Flagrado na sessão da Câmara, vereador Pastor Evandro simulou viagem a Salvador só para receber diárias (VEJA AQUI)

O fato por si só, custaria ao vereador um processo criminal com direito a suspensão de mandato. Mas, no meio do caminho um velho e conhecido promotor público do IDenuncias, mais conhecido como arquivado público de justiça Gean Carlos Leão, que decidiu ignorar os crimes do vereador e arquivar qualquer investigação contra o parlamentar no episódio das diárias. O arquivador de justiça entendeu que o gesto da devolução do dinheiro surrupiado pelo edil, já “não mais caracterizava prejuízo ao erário público”, e assim decidiu sem investigar a mecânica do crime do pastor que só devolveu o dinheiro por ter sido pego na botija.

Ao arquivar caso do Pastor Evandro, MP de Itapetinga prova que crime de vereadores compensa
Ao arquivar caso do Pastor Evandro, MP de Itapetinga prova que crime de vereadores compensa (VEJA AQUI)

Daí, entra o episódio 5, do ‘Toma Otário’, vibra e dança vereador Pastor Evandro após Promotor arquivar denúncia sem investigar. Essa é manchete da publicação do IDenuncias, com arquivamento dos malfeitos do vereador que surrupiou o dinheiro público das diárias e foi inocentado dos seus crimes pela Promotoria Pública de Itapetinga. O vereador Pastor fez questão de publicar nas redes sociais sua manifestação de alegria pela benção do promotor de justiça de jogar a sujeirada para debaixo do tapete.

‘Toma Otário’, vibra e dança vereador Pastor Evandro após Promotor arquivar denúncia sem investigar
‘Toma Otário’, vibra e dança vereador Pastor Evandro após Promotor arquivar denúncia sem investigar (VEJA AQUI

De todas as polêmicas, resta à última, de inicio de ano novo, quando seu assessor parlamentar foi perseguido pela Policia Militar em uma abordagem suspeita e estranha por parte da PM. O vereador pastor reagiu desrespeitoso contra a corporação da Policia Militar, esse, emitiu nota de repudiou sobre atitude incompatível ao decoro parlamentar como legitimo representante da população de Itapetinga na Câmara de Itapetinga.

O caso do assessor perseguido pela Policia Militar foi verificado pelo IDenuncias e constatou uma série de abusos por parte dos policiais, assim como a reação desrespeitosa do assessor do pastor Evandro. Relatos publicados por sites não condiz com a verdade apurada por colaboradores do site de denuncia que demostra excessivo abuso por parte da PM na abordagem ao assessor parlamentar, que estava em um veículos com vidros escuros além do permitido pela legislação. Consta que no município existem diversos veículos com vidros semelhantes e jamais sofreram abordagem agressiva pela PM.    

Se existe perseguição por parte da Policia Militar contra o vereador é preciso levar o caso as autoridades públicas e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia para que seja apurado os abusos, já que existe centenas de milhares de policiais que prezam pelo respeito e dignidade aos cidadãos.